Cultura

Moradores do Aleixo participam em filme sobre a memória como resistência

  • Notícia

    Notícia

"Russa" é a curta-metragem de João Salaviza e Ricardo Alves Jr. que tem como protagonista uma das moradoras do Aleixo. Ela e os vizinhos foram ver o filme, ontem à tarde no Rivoli, no encerramento da quarta edição do Cultura em Expansão. 

Produto de uma residência artística que levou os realizadores a permanecer três meses no bairro, este é "um filme sobre a memória como resistência", apontou Ricardo Alves Jr., revelando que "o contacto com o bairro levou-nos por caminhos muito diversos da memória dos moradores e também da que está impressa na arquitetura do bairro".

A curta-metragem foca um episódio da vida da moradora/protagonista de alcunha "Russa". Surgiu no âmbito do programa municipal Cultura em Expansão, que lançou "um desafio com carta-branca aos dois realizadores para desenvolverem um ensaio fílmico sobre a cultura em expansão na cidade", recordou Guilherme Blanc, adjunto do presidente da Câmara para a Cultura.

Foram os próprios realizadores que escolheram o contexto de bairro social e, neste, o do Aleixo, para desenvolverem um projeto cinematográfico de envolvimento comunitário dos residentes, dado que o Cultura em Expansão tem objetivos de articulação entre cultura e coesão social. Também por isso, aquele e outros bairros da cidade acorreram ontem em peso ao Rivoli para verem e se reverem no trabalho que culmina mais um ano do programa municipal.

Mas o próximo vem já a seguir, como garantiu o presidente da Câmara. Agradecendo à protagonista e aos restantes moradores o seu envolvimento, Rui Moreira sublinhou estar determinado a "alargar e sedimentar o Cultura em Expansão com a participação livre e não censurada de todos". O programa segue dentro de poucas semanas.