Sociedade

Moradores de Aldoar desafiados a criar soluções para o Largo 3 de Fevereiro

  • Notícia

    Notícia

projecto_largo_3_fevereiro.jpg

Os moradores da freguesia de Aldoar vão ser desafiados a criar soluções que permitam fazer melhoria no Largo de 3 de Fevereiro, já neste fim de semana.

Numa iniciativa articulada entre a União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde e o Pelouro de Ambiente e Inovação do Município do Porto, os residentes em Aldoar serão alvo de uma ação dinamizada pela Associação Porto Digital com o objetivo de estimulá-los a contribuírem com ideias e propostas para o desenho de novas soluções para o Largo 3 de Fevereiro.

Para tal, a ação vai desenrolar-se localmente já neste sábado, entre as 10 e as 18 horas, e no domingo, entre as 10h e as 14h, convidando todos a participar em múltiplas atividades que pretendem demonstrar um pouco a versatilidade do espaço.

Fica assim marcado o início do projeto participativo "Redesenhar o Largo 3 de Fevereiro", cujo objetivo é encontrar soluções que promovam uma utilização mais ampla do Largo. Tal será feito através do lançamento de um processo de cocriação, que terá continuidade nos dias 22 a 26 de outubro, nas instalações da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, aonde os moradores poderão deslocar-se para continuar a partilhar as suas ideias.

Entretanto, foram dirigidos às caixas de correio dos moradores envelopes com panfletos que convidam a uma participação ativa de todos.

Além disso, o projeto tem também um site que os moradores podem consultar de modo a tomarem conhecimento de todas as fases do projeto e inscreverem-se nas várias iniciativas que vão decorrer ao longo do mesmo.

Esta iniciativa enquadra-se na estratégia definida pela Câmara do Porto, que pretende envolver os cidadãos e entidades da cidade no desenho de novos serviços. A estratégia foi iniciada na primeira fase do Porto Innovation Hub, na qual mais de 2000 participantes se juntaram a cerca de 140 convidados para discutir o papel da inovação na transformação da Cidade.

Desse trabalho resultou a recolha de mais de 300 ideias e propostas que estão agora a ser desenvolvidas pelos técnicos do Município.