Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Moradores com pedidos de avença no Pinheiro Manso, Aviz e Foz podem utilizar os lugares de estacionamento
12-02-2020

Os residentes com pedido de emissão de avença em tramitação, nas zonas da Foz, Aviz e Pinheiro Manso, mas que ainda não tenham recebido o dístico, podem utilizar livremente os lugares de estacionamento da sua área de residência. Esta é uma das informações que o Município do Porto está a transmitir aos moradores destes três locais, onde foram implementadas novas regras de estacionamento.


Este esclarecimento visa sossegar os moradores destas três zonas que já solicitaram o pedido de avença, que cumprem os requisitos, mas que ainda não obtiveram a emissão do dístico.

Além disso, a Câmara do Porto reforça que pessoas com mobilidade reduzida, que detenham o Cartão de Estacionamento para Pessoas com Deficiência podem utilizar gratuitamente todos os lugares de aparcamento da ZEDL (Zona de Estacionamento de Duração Limitada). De igual modo, o Município recorda que o aparcamento de motociclos e ciclomotores é gratuito nos lugares assinalados nas zonas de estacionamento pago.

Por outro lado, com a implementação das ZEDL, a Câmara reforçou substancialmente o número de lugares afetos a operações de cargas e descargas. A utilização correta destes lugares, ocupando-os exclusivamente para o fim a que estão destinados e libertando-os com a maior brevidade possível para o próximo utilizador, segue o objetivo de eliminar o estacionamento em segunda fila, melhorando a fluidez de trânsito e evitando situações de risco para os peões.

Ainda durante o mês de fevereiro, ficará disponível a aplicação de pagamento Telpark. A Câmara pretende integrar também outras aplicações nos meses seguintes, como por exemplo a Via Verde.

A operação do estacionamento pago na zona ocidental da cidade do Porto está a ser apoiada por técnicos ao serviço do Município, devidamente identificados, bem como pela Polícia Municipal.

Alvo de contactos prévios com moradores, comerciantes e União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde e resultantes de decisão da Assembleia Municipal, as medidas vêm assim contribuir para a gestão integrada da mobilidade na cidade e ajudar a reduzir o estacionamento abusivo na via pública, associadas a uma maior disponibilidade de lugares vagos, na sequência da rotação induzida, e organização dos lugares para cargas e descargas.

A taxa é de estacionamento nas zonas da Foz, Aviz e Pinheiro Manso é de 0,40€/hora e a duração máxima é de 2 horas, havendo um conjunto de arruamentos em que esse limite é de 4 horas, de acordo com a informação disponível em cada máquina de pagamento.

A solicitação das avenças para residentes deve ser feita no Gabinete do Munícipe (Praça General Humberto Delgado, 266) e cada dístico emitido tem a validade de um ano civil. Para o obter, há regras próprias a considerar (ver AQUI).

Conheça ao pormenor as ruas abrangidas pelas três ZEDL:
- Foz 
- Aviz