Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Mobilidade em destaque
23-10-2015

Organizado pela Rede de Cidades que Caminham, o III Congresso Ibérico - Cidades que Caminham, contou com a Provedora dos Cidadãos com Deficiência da Câmara do Porto, que apresentou o Sistema de Itinerários Acessíveis (SIA) do Município do Porto, bem como, o que representa a figura do Provedor dos Cidadãos com Deficiência numa autarquia.


A intervenção de Lia Ferreira foi integrada no painel subordinado ao tema: "Políticas municipais de promoção da mobilidade pedonal". Presentes no congresso estiveram ainda vários oradores nacionais e internacionais.


Apesar de não pertencer à "Rede Cidades que Caminham", o Porto foi elogiado pelo trabalho que tem vindo a desenvolver.


A Provedoria dos Cidadãos com Deficiência da Câmara do Porto esteve também presente no 23º Encontro Nacional dos Deficientes, que debateu sobre a união, reflexão e luta por uma sociedade mais justa e inclusiva, a comunicação e legislação, educação pública, empregabilidade das pessoas com deficiência, segurança social, movimento associativo, entre muitos outros.


Neste encontro ficou registada a necessidade de aplicar a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, um compromisso assinado por vários estados membros da União Europeia, incluindo Portugal, e ainda, a concordância da criação de cotas para a inclusão de pessoas com deficiência em todas as forças partidárias.

 

Organizada pela Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD), esta iniciativa que realiza-se anualmente.