Cultura

MMIPO evoca Mário Soares em exposição fotográfica

  • Notícia

    Notícia

cerimonia_do_adeus_mario_soares.jpg

O MMIPO - Museu e Igreja da Misericórdia do Porto inaugura na próxima sexta-feira, dia 18, uma exposição de fotografia que assinala o segundo aniversário da morte de Mário Soares (7.12.1924/7.1.2017).

"A cerimónia do adeus - O funeral de Estado de Mário Soares visto pelos fotógrafos", inaugurada há um ano em Lisboa e vista por mais de 10 mil pessoas, chega agora ao Porto com as suas 49 fotografias e outros tantos fotojornalistas que fizeram a cobertura do primeiro Funeral de Estado da Democracia Portuguesa.

São imagens de uma grande qualidade estética e de um forte poder evocativo, que retratam diversos momentos do cortejo fúnebre e da deposição da urna de Mário Soares no jazigo da família Barroso Soares no Cemitério dos Prazeres.

A Galeria dos Benfeitores do MMIPO (Rua das Flores, 5) acolhe assim, a partir das 18 horas desta sexta-feira, a exposição promovida pela Misericórdia do Porto em parceria com Associação dos Amigos dos Cemitérios de Lisboa.

A exposição de homenagem ao antigo Primeiro Ministro e Presidente da República tem curadoria de José Manuel dos Santos, amigo de longa data e assessor de Mário Soares, e ficará patente no MMIPO até 24 de fevereiro.

Fundador e primeiro líder do Partido Socialista, Mário Soares foi ministro dos Negócios Estrangeiros dos primeiros governos provisórios, liderou os I, II e IX Governos Constitucionais e foi Presidente da República durante dois mandatos (1986-1996).