Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

68% já separam os resíduos
10-04-2015

No Porto, 68% dos lares separam os resíduos de embalagem, de acordo com os dados obtidos através de questionários realizados a 12.597 residências do município. A Câmara Municipal do Porto e a Sociedade Ponto Verde apresentaram hoje, no auditório da Biblioteca Almeida Garrett, os resultados da Missão Reciclar no Porto.




A iniciativa contou com a presença do vereador da Inovação e Ambiente, Filipe Araújo, e de representantes da Sociedade Ponto Verde e da Lipor.


O responsável autárquico por esta área salientou a importância dada ao setor e o esforço desenvolvido pela Câmara Municipal, nomeadamente através de programas de incentivo à reciclagem, como, por exemplo, o sistema de recolha de lixo porta a porta implementado em fevereiro passado na zona da Ribeira.


Para além disso, Filipe Araújo considerou relevantes com este estudo o fato de existir "um grande número de pessoas que já fazem reciclagem e aquelas que não fazem ficaram mais motivadas com a receção de um ecoponto".


No Porto, durante a ação foram entregues  11.114 ecobags, constituídos por três sacos das cores do ecoponto para a seleção seletiva de embalagens.


O estudo refere também que quando questionados sobre a razão para a não separação doméstica do lixo produzido, os 32% de não separadores apontaram a falta de recipientes próprios para o efeito (23,5%), a noção do excessivo trabalho pessoal/ familiar implicado (27,2%) e a distância do ecoponto (5,8%).


No município do Porto foram contatados 63.642 lares, dos quais 12.597 abriram portas à equipa da Missão Reciclar no passado mês de março. A Missão Reciclar é a maior iniciativa de sensibilização para a reciclagem especializada em Portugal, na qual a Sociedade Ponto Verde irá, ao longo do ano, visitar dois milhões de lares por todo o país.


A Sociedade Ponto Verde é uma instituição privada sem fins lucrativos que tem como missão organizar e gerir a retoma e valorização de resíduos de embalagens, além de promover e sensibilizar os portugueses para a importância da reciclagem.