Sociedade

Missão Férias@Porto regressa neste verão

  • Notícia

    Notícia

#mno_missao_ferias@porto_11.jpg

Miguel Nogueira

A Missão Férias@Porto foi interrompida nas férias da Páscoa, devido à pandemia, mas está de volta neste verão, entre 6 de julho e 28 de agosto, e traz consigo atividades adaptadas à atual conjuntura. As inscrições, que este ano se realizam exclusivamente online, abrem nesta terça-feira, 30 de junho. Ver AQUI a informação relevante.

A Câmara do Porto, através da empresa municipal Ágora, organiza entre o dia 6 de julho e o 28 de agosto, mais uma edição dos campos de férias municipais, destinado a crianças e jovens entre os 6 e os 15 anos, residentes ou não na cidade do Porto.

A Missão Férias@Porto apresenta várias novidades que cumprem com todas as normas e recomendações da Direção Geral de Saúde (DGS) e do Instituto Português da Juventude relativamente à organização de campos de férias. Desta forma, toda a comunidade envolvida pode realizar as atividades de forma segura e divertida.

Entre os procedimentos a adotar incluem-se a duplicação dos polos de acolhimento, que passam de três para seis localizações; ainda o redimensionamento das turmas para metade (de 24 para 12 crianças); o aumento do número de professores (1 por cada turma); a inclusão de um coordenador/higienizador por cada polo; realização de maior número de atividades ao ar livre e também a oferta de um kit com equipamento de prevenção e proteção a cada participante.

As inscrições são feitas exclusivamente online, através do email: inscricaomissaoferias@agoraporto.pt, após o preenchimento de um formulário.

No momento da inscrição, os encarregados de edução deverão escolher qual o polo da sua preferência e de acordo com a sua localização, que funcionará como ponto de receção e entrega das crianças. O programa de atividades será idêntico em cada polo.

Os seis polos estão localizados no Complexo Desportivo do Monte Aventino, no Pavilhão Irene Lisboa, no Pavilhão Infante de Sagres, no Pavilhão do Viso, no Pavilhão Pêro Vaz de Caminha e no Parque Desportivo de Ramalde/INATEL.

No contexto atual, em que a segurança é uma prioridade acrescida, o plano de atividades foi organizado de molde a cumprir, de forma rigorosa, todas as medidas recomendadas pelas autoridades de saúde pública.

Em simultâneo, os participantes podem desfrutar de atividades como atletismo, atividades aquáticas, badminton, cinema, esgrima, equitação, golfe e minigolfe, magia, novo circo, oficinas de alimentação e ciência, piscina, praia, ténis, tiro com arco, robótica, skate, surf, visitas a museus e exposições, voleibol e xadrez, entre outras, o que lhes permitirá desenvolver o espírito de iniciativa e a capacidade criativa e crítica, num ambiente de convívio e integração social.

De salientar que a autarquia do Porto proporciona descontos para as inscrições em mais de uma semana e para os agregados com dois ou mais filhos inscritos. Além disso, são disponibilizadas 80 inscrições gratuitas a crianças e jovens sinalizados pelo Departamento Social de Coesão Social da Câmara do Porto.