Cultura

Missão Férias chega à primeira semana já com mais de 1.100 inscrições

  • Notícia

    Notícia

A primeira de oito semanas da Missão Férias está quase a terminar, tendo já atingido cerca de dois terços do número de inscrições disponíveis para esta edição. A iniciativa, que este ano vai na sua décima edição, conta com medidas de segurança reforçadas. Rui Moreira esteve esta manhã a acompanhar algumas das atividades, no complexo Monte do Aventino, um dos seis polos em funcionamento.

O sucesso de mais uma edição do campo de férias, organizado pela Câmara do Porto, já está à vista. Em apenas uma semana foram já recebidas 1.102 inscrições de crianças e pré-adolescentes, com idades entre os 6 e os 15 anos, que escolheram ocupar os seus tempos livres com diversas atividades desportivas e muita animação.

Mariana Félix tem 13 anos e está a participar, pela primeira vez, na iniciativa promovida pela autarquia, através da empresa municipal Ágora, admitindo que "está a ser muito divertido" e que até já fez novas amizades.

Também Pedro Neves, de 11 anos, é outra das crianças a participar nesta edição e refere que "as atividades são divertidas e cada vez está a ser melhor. Fizemos skate, atletismo, fomos ao parque de diversões, fomos à praia, ao Parque da Cidade, fizemos origamis e agora estamos a fazer xadrez", acrescentou, revelando ainda que até já pediu ao pai para ficar mais duas semanas no campo de férias, que decorre até dia 28 de agosto.

Nas atividades realizadas, esta manhã, no Complexo Desportivo do Monte Aventino, um dos seis polos em funcionamento, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e a vereadora do pelouro da Juventude e Desporto, Catarina Araújo, marcaram presença e acompanharam algumas das atividades realizadas por dois grupos de crianças.

Rui Moreira admitiu que "foi um grande desafio organizar este ano a Missão Férias", mas que, ainda assim, se tornou possível concretizar graças à vontade do Município e dos pais destas crianças.

Tendo em conta a situação pandémica, o presidente da Câmara do Porto refere que, desta vez, foi necessário "duplicar o número de polos, dividir as turmas, procurar atividades seguras, também com a parceria do IPDJ [Instituto Português do Desporto e Juventude]", numa iniciativa que "é muito importante para os pais nesta altura e que é muito importante para as crianças. Há meia geração de crianças que já passaram por aqui", acrescentou ainda.

Depois de acompanhar uma aula de xadrez de um dos grupos de 12 crianças, Rui Moreira reforçou que "esta aproximação ao desporto", nomeadamente uma aula de xadrez, "tem um impacto muito grande até na capacidade de aprendizagem das crianças, naquilo que é o desenvolvimento de capacidades de estratégia".

Numa edição em que a própria escolha de atividades desportivas individuais, foi pensada precisamente no sentido de potenciar um menor risco de contágio para os participantes, o presidente da Câmara do Porto acrescenta que o mais importante é "manter as crianças ocupadas, felizes" e que essa é uma missão que tem sido conseguida, "este ano com uma exigência maior, mas com uma determinação também maior".

A Missão@Férias Porto destina-se a crianças que sejam ou não residentes na cidade do Porto, e encontra-se dividida em seis polos, localizados no Complexo Desportivo do Monte Aventino, no Pavilhão Irene Lisboa, no Pavilhão Infante de Sagres, no Pavilhão do Viso, no Pavilhão Pêro Vaz de Caminha e no Parque Desportivo de Ramalde/INATEL. O número de inscrições realizadas até ao momento corresponde a 457 crianças (várias repetem a inscrição em cada uma das semanas), sendo que 246 são repetentes e 211 frequentam os campos pela primeira vez. Do total de incrições, 62% são oriundos da cidade do Porto e 38% dos inscritos são de fora do Município.

Além disso, e à semelhança dos anos anteriores, a autarquia proporciona descontos para as inscrições realizadas para mais do que uma semana e para os agregados com dois ou mais filhos inscritos. Nesta edição, foram já disponibilizadas 80 inscrições gratuitas a crianças e jovens sinalizadas pelo Pelouro da Coesão Social da Câmara do Porto.

Missão Férias ainda tem vagas disponíveis

A iniciativa, que arrancou na passada segunda-feira, fica marcada por um reforço nas medidas de segurança adotadas, versadas num Manual de Procedimentos e num Plano de Contingência.

Entre as principais medidas, destaque para a oferta de um kit de proteção individual a cada participante, para que a utilização de máscara seja constante; o reforço de atividades ao ar livre; a duplicação dos polos de receção para seis; o redimensionamento de turmas para metade, de 24 para 12 crianças; e o aumento do número de professores.

O programa ainda dispõe de vagas, e as inscrições, feitas exclusivamente online, devem ser submetidas através do preenchimento de um formulário e posterior envio para o email inscricaomissaoferias@agoraporto.pt.