Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Ministro negoceia Castelo com CMP
30-01-2015

O ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco disse hoje, no Funchal, que está disponível para negociar com o presidente da Câmara do Porto a manutenção do forte de São Francisco Xavier do Estado, "Estamos disponíveis para tratar com o presidente da Câmara do Porto este tema", afirmou Aguiar-Branco à entrada para um jantar com Alberto João Jardim, na Quinta Vigia, residência oficial do governo da Madeira, segundo o site Sapo Notícia, citando a Lusa.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, manifestou ontem que pretende manter o forte de São Francisco Xavier, conhecido como Castelo do Queijo, no domínio público, estando já a tentar negociar com o Ministério da Defesa a permuta deste "equipamento icónico da cidade".

Aquando da notícia de que o Governo quer alienar instalações militares, no âmbito de um processo que entra na reestruturação das Forças Armadas, a Câmara contactou de imediato a secretária de Estado da Defesa Nacional, Berta Cabral, para manifestar o seu interesse em permutar o forte de São Francisco Xavier, por imóveis da autarquia, explicou Rui Moreira.

Na Madeira, o ministro da Defesa salientou que em relação a este, como a qualquer outro dos imóveis a ser alienados, o que deseja é que "haja um fim adequado", do qual resulte o "ponto ótimo" para as populações, as autarquias e a Defesa Nacional.

Aguiar-Branco disse ainda que o Ministério da Defesa pretende ter uma "filosofia diferente" perante imóveis que não têm uso adequado, estão sujeitos à degradação e são alvo constante de críticas.