Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Ministra britânica veio ao Porto ver a transformação digital em curso na cidade
06-06-2019
O Porto Innovation Hub recebeu hoje a visita da ministra britânica para o Digital, Cultura, Mídia e Desporto, Mims Davies, que teve a oportunidade de conhecer mais sobre a estratégia de transformação digital em curso na cidade.

Acompanhada por uma delegação da Embaixada Britânica, Mims Davies foi recebida pelo vice-presidente da Câmara e vereador da Inovação e Ambiente, Filipe Araújo, que partilhou assim a estratégia do Porto e apresentou o papel da infraestrutura tecnológica da cidade, da utilização dos dados recolhidos, do envolvimento dos cidadãos e da ligação ao meio tecnológico, notando que muito desse trabalho é facilitado através da Associação Porto Digital em coordenação com diversas equipas municipais.

Tendo a Economia Digital entre as suas atribuições, a governante britânica mostrou particular interesse na política de utilização dos dados para melhorar a eficiência da cidade, tendo-lhe sido apresentados alguns casos de estudo, mas também os desafios enfrentados neste âmbito, nomeadamente na questão da privacidade.

A ministra notou a existência dos mesmos desafios no Reino Unido, o que se verifica de resto em diversas cidades europeias. Questionou também a inclusão de um público mais alargado nesta estratégia, de forma a evitar a exclusão social, assunto ao qual o Porto tem vindo a dar atenção. Com efeito, o Município trabalha com diversas cidades e instituições no Reino Unido no desenvolvimento de tecnologias e serviços que permitam criar um mercado global das tecnologias para cidades, nomeadamente em áreas como IoT (Internet of Things/ Internet das coisas) e SmartCities, que contribuirão para a digitalização e, consequentemente, para uma gestão mais eficiente das cidades.