Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Millennials vão morar na Galeria Municipal do Porto a partir de setembro
24-07-2019

"Millennials - Design do Novo Milénio" é o nome da exposição da Porto Design Biennale que se vai instalar, em meados de setembro e durante dois meses, na Galeria Municipal. Faz parte do vasto programa da PDB' 2019, iniciativa que vai decorrer nas cidades do Porto e Matosinhos.


A exposição incide sobre projetos e processos de trabalho dos designers millennials (nascidos entre a década de 1980 e a década de 1990), refletindo sobre o que pode caracterizar e diferenciar uma geração de designers que é formada e se integra no mercado de trabalho em circunstâncias profundamente novas.

Marcada não só por novos cenários geopolíticos, pelo poder da web 3.0, pela retórica política neoliberal, pela crise do setor financeiro, mas também pela reconfiguração das formas de produção e da valorização da produção imaterial, do pensamento crítico e das ações coletivas.

Tratando-se de uma mostra transversal (com projetos que atravessam áreas diferentes, como o design de comunicação, industrial e design de moda), vai tomar a dimensão geracional como ponto de partida para um mapeamento crítico do design em contexto, numa reflexão crítica particularmente atenta às interações entre esta atividade e as circunstâncias tecnológicas, económicas e culturais que a enquadram.

Com curadoria de José Bártolo, que assume ainda a função de curador-geral da Porto Design Biennale, a exposição "Millennials ? Design do Novo Milénio" fica na Galeria Municipal do Porto de 19 de setembro até 17 de novembro.

A primeira edição da Porto Design Biennale propõe um programa para pensar o design do novo milénio. Inclui exposições, workshops, performances, instalações e conversas, sob o tema "Post Millenium Tension".

+ Info: Programa completo em portodesignbiennale.pt.