Desporto

Milhares vão correr uma Meia Maratona do Porto mais inclusiva e solidária

  • Notícia

    Notícia

#fib#jq_meia_maratona_01.jpeg

Filipa Brito / João Queirós

A 12.ª Meia Maratona do Porto acontece já neste domingo de manhã, com partida marcada para as 10 horas, na beira-rio.

Momentos antes do início da prova-rainha, 24 atletas em cadeiras de rodas, acompanhados por uma equipa de 36 participantes, iniciam o percurso de 21 quilómetros ao longo das margens do Rio Douro, entre a Avenida de Paiva Couceiro (por baixo da Ponte do Freixo) e o Jardim do Calém (Fluvial).

O movimento "Egoísmo Positivo" associou-se, assim, à Meia Maratona para dar a possibilidade a pessoas com deficiência de participarem na corrida, acompanhadas por atletas desse movimento. A equipa "Egoísmo Positivo" irá percorrer a distância dos 21.097 metros e acompanhará os últimos corredores.

Para além desta vertente mais inclusiva, atletas e espectadores são convidados a doar equipamento de desporto à Entreajuda, uma instituição particular de solidariedade social que depois irá distribuir os bens recolhidos por outras instituições locais.

A 12.ª edição da Meia Maratona do Porto Sport Zone deverá reunir entre 12 e 13 mil participantes, sendo que 17% dos inscritos são estrangeiros provenientes de mais de 40 países. Além do percurso principal, inclui uma minimaratona de seis quilómetros.

O evento vai ser avaliado por uma equipa da International Association of Athletics Federations (IAAF) para atribuição do grau Bronze Label, que abre a possibilidade de a prova passar a pertencer ao calendário oficial da IAAF em 2019, figurando como uma das melhores meias maratonas do mundo.

De notar que, devido à realização da iniciativa, torna-se necessário efetuar alguns condicionamentos de trânsito na cidade.