Sociedade

Miguel Pereira e Lula Pena levam Cultura em Expansão a Campanhã e Miragaia

  • Notícia

    Notícia

Uma performance de Miguel Pereira em Campanhã e um concerto de Lula Pena em Miragaia são as propostas de acesso gratuito que o programa municipal Cultura em Expansão tem para este fim de semana.

"A Dança da Minha História" foi criada no contexto do ciclo de palestras "A Minha História da Dança", em que o bailarino e coreógrafo Miguel Pereira explora a sua própria cronologia, através das memórias afetivas, e apresenta materiais, movimentos e situações que habitualmente fogem do foco habitual de visibilidade do circuito dos espetáculos. O evento tem início às 21,30 horas desta sexta-feira, no Auditório da Junta de Freguesia de Campanhã.

Miguel Pereira estudou na Escola de Dança do Conservatório Nacional e na Escola Superior de Dança, em Lisboa, tendo passado por Paris, Nova Iorque e Amesterdão como bolseiro. Atualmente, leciona em diferentes estruturas nacionais e internacionais e o seu trabalho tem sido apresentado em toda a Europa, Brasil, Uruguai e Chile.

Por outro lado, na noite de sábado, o Cultura em Expansão leva um evento com a voz de Lula Pena à Igreja de São Pedro de Miragaia, que recebeu em dezembro um concerto de Manel Cruz, no encerramento do Cultura em Expansão 2019. Desta vez, a igreja recebe uma das mais entusiasmantes figuras musicais da atualidade em Portugal, cantora, guitarrista, compositora e intérprete que tem uma fascinante abordagem à canção popular global com uma sua singular expressão artística que abraça diferentes tradições de música, som e poesia.

A partir das 21,30 horas, Lula Pena vai ali apresentar o seu mais recente disco - "Archivo Pittoresco" - em que articula um reportório aprimorado ao longo do tempo e integra diversas musicalidades e línguas com letras e poemas de escritores como Manos Hadjidakis, Violeta Parra, o surrealista belga Scutenaire e a própria Lula Pena.

Ainda em março, o Cultura em Expansão apresentará a "Colecção de Amantes", de Raquel André, e o teatro de sombras "Tenshô", de Beniko Tanaka, em Miragaia, bem como a peça "I Could Write a Song", de Nuno Lucas, em Campanhã.

Todas as atividades do Cultura em Expansão podem ser seguidas na página de Facebook e a programação completa está na plataforma issuu, além de poder ser consultada ou descarregada em pdf.