Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Presidente da Irlanda no Porto
11-12-2015
O Presidente da República da Irlanda, Michael Higgins, foi hoje recebido nos Paços do Concelho, por Rui Moreira, no âmbito da visita de Estado de três dias a Portugal do representante irlandês.


Michael Higgins e a esposa, Sabina, estão em Portugal desde 8 até 12 de dezembro. Hoje, sexta-feira, a comitiva irlandesa foi recebida na Câmara do Porto, pelo executivo municipal.


No discurso de boas vindas, Rui Moreira falou sobre o exemplo da Irlanda relativamente à maior taxa de natalidade na União Europeia, assim como, da força de trabalho altamente qualificada e da baixa carga de impostos irlandesa. O autarca destacou que "somos uma economia exportadora que acolhe com entusiasmo o investimento estrangeiro" e voltou a frisar o papel da "Geração Erasmus" como de grande importância para o desenvolvimento do país.


Rui Moreira apresentou a cidade como dinâmica, pujante e optimista na forma como encara o presente e futuro. Uma cidade que acredita na criação de riqueza, orientada de forma solidária para os seus cidadãos. Uma cidade inovadora e moderna. Uma cidade séria e profissional, que gosta de viver e não tem medo de se divertir. Uma cidade que, hoje, mais do que nunca, está aberta à mudança e à diversidade.


Michael Higgins revelou que, uma das razões para visitar o Porto, era ter a oportunidade de ver novas formas de inovação e aplicações tecnológicas e científicas. O Presidente da República da Irlanda salientou, na sua intervenção, a importância das gerações futuras e da cultura para o desenvolvimento. Teve tempo ainda para caraterizar o Porto como uma "cidade que sempre soube abraçar o mundo com sentido de oportunidade".


Depois de visitar os Paços do Concelho, Michael Higgins seguiu para a CEiiA - Centro de Excelência e Inovação da Indústria Automóvel. O Presidente da República da Irlanda tem, ainda, na sua agenda, a visita a locais como a Casa do Roseiral, Palácio da Bolsa e Fundação Serralves.


Michael e Sabina Higgins estão em Visita de Estado a Portugal, a convite do presidente da República, Cavaco Silva.