Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Metro volta à normalidade na segunda-feira depois de revisto o sistema de travões
06-02-2020
A Metro do Porto revelou hoje que retoma na segunda-feira a normalidade na disponibilidade de viaturas e cumprimento de horários, após concluir a reparação de 30 veículos com problemas no equipamento de apoio à travagem de emergência.

Num esclarecimento enviado à Lusa, a empresa afirma que, "até ao final desta semana, os trabalhos de manutenção programada na frota Tram-train ficam concluídos, permitindo que, a partir de segunda-feira, com todas as unidades operacionais, seja retomada a disponibilidade habitual de veículos".

A empresa adiantou também que será igualmente possível levar até à velocidade máxima de circulação na rede (80 quilómetros/hora) aqueles veículos, que estavam com problemas na fixação dos patins eletromagnéticos de apoio à travagem de emergência.

A transportadora garante que haverá de novo "um cumprimento dos horários, na medida em que deixa de ser necessário realizar inspeções aos veículos no início de cada viagem". Ainda assim, "em princípio" haverá "um desvio face ao planeado", relativamente à recuperação da normalidade de circulação do Metro. A empresa explica que, "no período da ponta da tarde", um dos serviços será feito com uma unidade simples, em vez de dupla.

Recorde-se que o problema no sistema de travagem, em cuja solução a Metro do Porto estava envolvida desde o ano passado, esteve na origem de um descarrilamento ocorrido a 2 de janeiro, entre as estações do Heroísmo e do Dragão, sem causar feridos.