Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Metro transportou 70 milhões e vai abrir o ano com novas composições
23-12-2019
O Metro do Porto revelou hoje que já transportou neste ano 70 milhões de passageiros e anunciou que vai começar o novo ano pondo em circulação mais dois veículos para reforçar a oferta.

Já durante o mês de janeiro, "vamos ter em circulação dois veículos Eurotram adaptados a uma nova configuração, com mais lugares, mas sobretudo com um novo desenho do espaço, permitindo uma maior mobilidade interior", avançou a empresa.

Este reforço vem juntar-se aos outros que o Metro do Porto está a preparar, nomeadamente as empreitadas de expansão da rede - que ganhará 7 quilómetros e 7 novas estações até 2023 - e o concurso para a adjudicação de 18 novas composições que vão integrar a sua frota.

A prioridade é, assim, adequar a oferta ao crescimento que a procura tem vindo a registar e que levou o Metro a somar 70 milhões de passageiros desde o início do ano até hoje, dia 23. Trata-se de "um novo recorde histórico de procura", que corresponde a mais 8,5 milhões e 14% do que no mesmo período de 2018. "Um número ainda mais extraordinário se pensarmos que os primeiros estudos relativos ao impacto do Metro do Porto apontavam para que o sistema viesse a ser utilizado, no melhor cenário, por 60 milhões de pessoas por ano", salienta a empresa.

O Metro do Porto, que cumpriu há dias 17 anos de operação ininterrupta (desde 7 de dezembro de 2002), já transportou no total mais de 810 milhões de clientes e já percorreu mais de 100 milhões de quilómetros, o equivalente a 2.500 voltas ao planeta Terra ou a mais de 130 viagens de ida e volta à Lua.