Sociedade

Metro reforça operação para dar as boas-vindas ao Natal neste sábado

  • Notícia

    Notícia

#mno_metro_porto.jpg

Miguel Nogueira

O Metro do Porto alia-se à chegada do Natal à cidade, já neste sábado, e reforça a operação em toda a rede para facilitar o acesso ao vasto programa de animação que o Porto começa a viver a partir de amanhã.

Com a abertura das pistas de gelo e dos mercados de Natal, logo de manhã, e os concertos (Agir, Ana Bacalhau, Irma e Matay) de acesso livre nos Aliados, ao longo da tarde - que culminam com o espetáculo de acendimento das luzes e da Árvore gigante (saiba tudo AQUI) - o Metro acaba de anunciar que "tem a sua operação montada e vai circular em toda a força" entre as 14 horas de sábado e a 1 da madrugada de domingo.

"Todas as linhas vão utilizar veículos duplos durante este período, igualmente com reforço de frequências (excepto na Linha Violeta (E), para o Aeroporto)", acrescenta a transportadora, tendo em conta que a festa continua ao longo da noite com a actuação dos "retro" Lucky Duckies.

Entretanto, e como o centro da animação é a Avenida dos Aliados, a estação do Metro dos Aliados vai estar encerrada logo a partir do final da manhã deste sábado, por questões de segurança. Como tal, para entrar e sair na rede, é recomendada a utilização das estações da Trindade, de S. Bento ou do Bolhão.

Transporte para a animação e para as compras

Por outro lado, a partir deste sábado, "a rapidez e agilidade do Metro estarão ainda mais disponíveis para as compras e para os destinos típicos do Natal", anunciou também a empresa, apontando que todas as manhãs de sábado (até 22 de dezembro, inclusive) terão as linhas Azul (A) e Vermelha (B) reforçadas, incluindo veículos duplos em operação.

Além disso, a partir do início da tarde e até às 21 horas destes sábados pré-Natal, o reforço da frequência e a operação em duplos dão-se especialmente na Linha Amarela (D), mantendo-se nas linhas Azul e Vermelha.

Com as restrições automóveis habituais e dado o entusiasmo em torno dos equipamentos e eventos programados para várias zonas da cidade - concertos, árvores gigantes, iluminações de Natal, pistas de gelo, entre muitas outras atrações - o Metro pretende "ser a melhor opção de mobilidade na Área Metropolitana".

Paralelamente, a empresa adiantou que está a preparar alterações à operação de 24 e 25 de dezembro, bem como "reforços muito significativos" para os dias 29 (corrida de S. Silvestre) e 31 (passagem de ano).

Aproveite e saiba como a cidade vai começar a viver este Natal.

Pode descarregar a programação completa e consultar os condicionamentos de trânsito previstos para esta quadra, desde logo o Plano de Mobilidade para este sábado de início da animação.