Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Metro e STCP com novo presidente
20-01-2016

Jorge Moreno Delgado será o próximo presidente do conselho de administração da Metro do Porto e da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), substituindo no cargo João Velez Carvalho, adiantou hoje o Ministério do Ambiente.


Num esclarecimento enviado hoje à Lusa, o Ministério do Ambiente confirma o nome do académico Jorge Delgado para a administração da Metro, acrescentando que "irá acumular funções como presidente da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP)".


Contactado pela Lusa, o presidente do Conselho Metropolitano do Porto (CmP), Hermínio Loureiro, afirmou hoje que o nome de Jorge Delgado, indicado pelo Governo, "recolheu a concordância dos 17 autarcas dos municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP)", sendo que na próxima reunião magna da empresa, que deverá ocorrer na segunda-feira, o CmP irá indicar "o presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, para a presidência da Assembleia Geral".


O Ministério do Ambiente acrescenta também que Pedro Azeredo Lopes, até agora CEO da Efacec, será também administrador executivo da Metro, sendo o terceiro nome indicado pelo ministério para administração da Metro do Porto o de Tiago Filipe da Costa Braga, que deixará a empresa municipal Águas de Gaia.


Jorge Delgado regressará assim à Metro do Porto, sendo que integrou a administração da Metro quando esta foi presidida por Ricardo Fonseca, entre 2008 e 2012.


Guilherme Pinto, o autarca independente de Matosinhos, substituirá o major Valentim Loureiro, antigo presidente da Câmara de Gondomar, no cargo de presidente da Assembleia Geral da Metro.


O Estado detém 60% da Metro do Porto, sendo os restantes 40% da AMP.