Sociedade

Metro e STCP anunciam serviço especial para o Natal e Passagem de Ano

  • Notícia

    Notícia

#mno_Fogo_02.JPG

Porto.

A Metro do Porto e a STCP prepararam uma operação especial para o período de Natal e o reforço da oferta na Passagem de Ano. Ambas as empresas de transporte público vão assegurar as deslocações no período de Festas, garantindo os acessos à Baixa da cidade, onde se vão desenrolar os grandes eventos de comemoração, de forma rápida, cómoda e segura.

A Câmara do Porto preparou também planos especiais de mobilidade, que procuram articular condições de segurança com fluidez de circulação: sábado dia 29, domingo dia 30, segunda-feira dia 31.  

Metro com serviço especial no Natal e circulação 24 horas na Passagem de Ano 

O reforço da oferta nas linhas que servem o comércio tradicional da Baixa do Porto e as principais superfícies comerciais da Área Metropolitana e que se iniciou em dezembro vai manter-se no próximo fim de semana, dias 22 e 23, com capacidade extra e muitas composições duplas.

Na véspera de Natal, dia 24 de dezembro, a operação será equivalente à de um sábado e com todos os serviços em veículos simples. As últimas partidas em cada uma das linhas da rede acontecem até às 20 horas.

No dia 25 de dezembro, que por norma tem muito pouca procura, o serviço do Metro é mais reduzido do que é hábito e a operação vai iniciar às 9 horas.

Em consonância com a programação da Câmara do Porto para a Passagem de Ano, a 29 de dezembro, dia em que a Avenida dos Aliados recebe o concerto de Diogo Piçarra, a oferta será reforçada em toda a Linha Amarela, com frequências de 10 minutos e veículos duplos entre as 20 e a 1 hora.

No dia 30, data em que se vai correr a tradicional Corrida de S. Silvestre do Porto, na qual participam milhares de atletas, o reforço do Metro faz-se com veículos duplos a circular nas Linhas Azul, Vermelha, Amarela e Laranja.

A noite de "réveillon" (31 de dezembro) conta com Metro 24 horas, funcionando sempre em contínuo em toda a rede, exceto na Linha Violeta (com destino ao Aeroporto e que encerra à 1 hora). O reforço da oferta arranca a partir das 22 horas do dia 31, em todas as linhas e com serviço maioritariamente em veículos duplos, prolongando-se até às 5 da manhã do dia 1 de janeiro. Depois, a partir das 6 horas do primeiro dia do Ano Novo a oferta é a equiparada há de um domingo (neste caso sem serviços Expresso na Linha Vermelha).

A empresa informa também os utilizadores que vai reforçar a fiscalização de títulos de transporte durante o Natal e Passagem de Ano, numa medida de combate à fraude e que tem por objetivo "garantir o cumprimento das regras de acesso ao serviço de transporte a segurança de quem usa o Metro nesta época festiva".

A fiscalização irá centrar-se mais nas linhas com acesso às principais superfícies comerciais e também está previsto um controlo especial de acessos às estações na noite da Passagem de Ano.

STCP com um serviço especial no Natal

Entretanto, na sequência do forte empenho da UTS-STCP - unidade técnica que a Câmara do Porto integra com as autarquias de Gaia, Gondomar, Maia, Matosinhos e Valongo - a noite de 24 e a madrugada de 25 de dezembro têm deslocações garantidas pela Sociedade de Transportes Colectivos do Porto. A operação tem início às 21 horas do dia 24 de dezembro, véspera de Natal, e termina pelas 6 horas do dia 25.

No dia 24 de dezembro, estarão em funcionamento entre as 21 e as 0,30 horas, as seguintes linhas: 502 (Matosinhos/Bolhão), 702 (Bolhão/Travagem), 600 (Maia/Aliados), 800 (Bolhão/Gondomar), 602 (Cordoaria/Aeroporto), 901 (Trindade/Cabine), 700 (Bolhão/Campo), 905 (Bolhão/Monte da Virgem) e 701 (Bolhão/Codiceira).

Ao longo do dia 24 de dezembro estarão em vigor horários especiais, com frequências ajustadas à procura habitual nesse dia. A partir do final da tarde e até às 21 horas, todas as linhas de autocarro irão começar a reduzir viagens em função da procura.

No dia de Natal, 25 de dezembro, estarão em funcionamento entre as 0,30 e as 6 horas, as seguintes linhas: 4M (Av. Aliados/Maia), 10M (Av. Aliados/Vila d'Este), 5M (Av. Aliados/Ermesinde), 13M (Av. Aliados/Matosinhos) e 7M (Av. Aliados/Valongo).

A partir das 7 horas do dia 25 de dezembro passam a vigorar os horários programados para domingos e feriados em todas as linhas de autocarro da STCP.

O serviço de Carro Elétrico manterá o funcionamento regular nas três linhas (1, 18 e 22) até às 17,45 horas do dia 24 de dezembro. No dia 25 de dezembro, os elétricos estão disponíveis a partir do início da tarde (12,30 horas).