Mobilidade

Metro do Porto teve a maior procura de sempre em 2016

  • Notícia

    Notícia

#mno_metro_06.jpg

Miguel Nogueira

O Metro do Porto fechou o ano de 2016 com a maior procura de sempre, tendo transportado mais de 58 milhões de clientes. Com um crescimento de 0,4 por cento face à procura registada em 2015, este é o 13º ano de crescimento do Metro do Porto em 14 anos de operação comercial (desde janeiro de 2003).

Os mais de 58 milhões de passageiros do ano passado representam um novo máximo histórico de procura.

Os melhores meses foram maio e outubro (mais de 5,3 milhões de validações cada), enquanto agosto foi o mês com menos clientes. Ainda assim, um registo nunca antes alcançado de 3,9 milhões.

A distribuição da procura por linhas indicia um reforço da posição dominante da Linha Amarela (D), com 17,4 milhões de viagens efetuadas em 2016 (mais 3,3% do que em 2015).

Já o tronco comum às linhas Azul (A), Vermelha (B), Verde (C), Violeta (E) e Laranja (F), manteve-se como o principal eixo da rede do Metro, com cerca de 31 milhões de clientes. O mês de maior procura média foi outubro, com mais de 217 mil clientes/dia útil.

O Metro do Porto destaca ainda o forte crescimento registado na linha que serve o Aeroporto do Porto, (Violeta), com mais de 870 mil validações em 2016. Este valor significa que mais de 1,7 milhões de pessoas terão utilizado o Metro para viajar de ou para o Aeroporto, um crescimento de 16,7% face a 2015.