Sociedade

Metro do Porto revela que há 11 consórcios aptos a construir as novas linhas

  • Notícia

    Notícia

#fib_metro_bolhao_01.jpg

Filipa Brito

A empresa do Metro do Porto revelou hoje haver 11 consórcios pré-qualificados para construir as novas linhas, sendo seis para a Linha Rosa e sete para a Linha Amarela.

De acordo com informação publicada no site institucional, os júris dos concursos para as empreitadas de expansão da rede do Metro do Porto apresentaram já os respetivos relatórios preliminares. Foram assim considerados aptos sete empresas e consórcios no âmbito do Concurso Limitado por Prévia Qualificação para Empreitada de Execução da Extensão da Linha Amarela desde Santo Ovídio a Vila d'Este, incluindo o Parque de Material. E outros seis empresas/consórcios ficaram aptos no âmbito do concurso idêntico relativo à execução da Linha Circular (Linha Rosa), Aliados/Praça da Liberdade - Casa da Música.

Esta fase de pré-qualificação prosseguirá agora com o período de audiência prévia, no qual os candidatos podem apresentar as suas questões e eventuais reclamações.

Posteriormente, a Metro do Porto convidará as empresas pré-qualificadas a apresentarem a respetiva proposta de preço para a execução das duas empreitadas de expansão da rede.

Os dois concursos correspondem a um investimento global na ordem dos 300 milhões de euros, que acrescentará seis quilómetros e 10 milhões de novos clientes à rede do Metro, segundo a expectativa apontada pela empresa.

A Linha Rosa (valor-base de 175 milhões de euros) tem um prazo de execução de 42 meses e a extensão da Linha Amarela (valor-base de 95 milhões de euros) de 34 meses.