Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Metro do Porto registou 62,6 milhões de utilizadores
16-01-2019
O Metro do Porto encerrou o ano de 2018 com um total de 62,6 milhões de clientes transportados, valor que representa um novo máximo histórico e um crescimento de 2 milhões e de 3,4% face a 2017, anunciou hoje a empresa.

Estes resultados colocam a procura global do metro acima dos 60 milhões pelo segundo ano consecutivo, sendo que, desde 2016, o sistema conquistou 5 milhões de novos clientes, colocando "o desempenho do Metro do Porto solidamente acima do que foi previsto nos estudos iniciais de procura (e que apontavam para uma velocidade de cruzeiro com 60 milhões de utilizadores) ".

Dos 62 milhões e 647 mil pessoas que viajaram de metro, em 2018, 6,1 milhões defê-lo em outubro, o mês com mais afluência na rede. Em contrapartida, agosto registou o menor número de utilizadores (4,3 milhões). Em média anual, a procura em dia útil situou-se perto dos 207 mil.

As linhas com maior procura em 2018 não diferem muito de anos anteriores, diz a empresa. O tronco comum Senhora da Hora - Estádio do Dragão contabilizou mais de 33 milhões de clientes (53 por cento do total), seguido da Linha Amarela com quase 19 milhões (30 por cento da procura global).

As linhas Azul (3,2 milhões), Laranja (1,5 milhões), Verde (2,2 milhões), Vermelha (2,6 milhões) e Violeta (1 milhão) têm cotas que oscilam entre os 5 e os 2% do total. A Linha Vermelha, que liga o Porto à Póvoa de Varzim e que conta, desde julho de 2017, com a Estação VC Fashion Outlet - Modivas, cresceu mais de 8 por cento em 2018. Aquela estação, a mais recente na rede do Metro, movimentou ao longo do ano passado mais de 400 mil clientes. O crescimento menos expressivo registou na Linha Laranja (Senhora da Hora-Fânzeres, Gondomar), com uma variação de 1,5%.

A Estação da Trindade (a única servida por todas as linhas) foi a que acolheu o maior número de clientes (12 milhões/ano). Em dias da semana o ranking é composto por Casa da Música, S. Bento, Campanhã, Bolhão e Campo 24 de Agosto. Aos sábados, domingos e feriados é S. Bento quem surge a seguir à Trindade, vindo depois Casa da Música, Bolhão, Campanhã e Sete Bicas.

Recorde-se que a Metro do Porto tem atualmente em curso dois projetos de expansão da rede, que passam pela construção, entre 2020 e 2023, da nova Linha Rosa (que vai ligar a Casa da Música a S. Bento) e pelo prolongamento da Linha Amarela, até Vila D'Este (Vila Nova de Gaia). Ao todo, serão disponibilizados mais 6 quilómetros e 7 novas estações, a partir do reforço da frota de material circulante com 18 novas composições.