Sociedade

Metro do Porto bateu recorde no dia do Rally de Portugal na Baixa da cidade

  • Notícia

    Notícia

#fib_rally_final_15.jpg

Filipa Brito

A Metro do Porto teve o melhor registo de passageiros de sempre, em dias sem operação especial de madrugada. Na sexta-feira foram transportados 265 mil passageiros, mais 54 mil que a média dos restantes dias do mês de Maio. Este valor apenas foi ultrapassado em dias especiais em que a operação se prolonga por toda a madrugada, nomeadamente nas noites de São João, mas nunca tinha sido atingido em dias ou eventos realizados durante o dia e sem operação 24 horas.

Os números avançados pela Metro do Porto ao Porto.pt são consistentes com os adiantados pela Polícia Municipal no dia da Porto Street Stage (passada sexta-feira, dia 20 de maio), que calculou em perto de 80 mil os espectadores que acorreram à Baixa do Porto.

Recorde-se que a Metro do Porto reforçou o seu serviço para esse dia, mas não o prolongou, uma vez que a competição terminou cerca das 22 horas. Durante o rali, e por motivo de segurança, a Estação da Avenida dos Aliados esteve encerrada para o Metro, embora o túnel se tenha mantido aberto para atravessamento da via. A Estação da Trindade e a de São Bento foram, por isso, as principais estações de acesso às zonas destinadas ao público.

A Porto Street Stage, prova inédita realizada na Baixa do Porto no âmbito do Rally de Portugal, trouxe até às ruas da cidade os melhores pilotos que competem no Campeonato do Mundo de Ralis e foi considerada um enorme sucesso desportivo e promocional da cidade. Também do ponto de vista organizativo, a prova foi considerada quase perfeita por pilotos, jornalistas especializados e pelo público. A

proteção civil teve um dia calmo e praticamente sem ocorrências e, graças a um esforço organizativo notável, o trânsito de grande parte da cidade não foi sequer afectado.