Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Metamorfose vence prémio
10-12-2015

A Metamorfose, projeto desenhado pelo estúdio criativo portuense FAHR 021.3, foi premiada com o terceiro lugar no Happy LED life!, um concurso internacional de design realizado na Coreia do Sul.


A estrutura metálica, situada junto à Estação de S. Bento, na Ruína da Oliva, foi considerada de elevada importância ao nível da intervenção no espaço público, assim como na integração da tecnologia de iluminação e programação digital, que teve no LED um elemento de união.


Ao jornal Público, a dupla de arquitetos responsável pelo projeto expressou que "a Metamorfose permitiu casar uma visão contemporânea da estrutura de intervenção, mas com grande integração na paisagem já existente", justificou Hugo Reis, um dos mentores da instalação, vincando que "acaba por ser uma metamorfose de tempos, de passagem de pessoas, de relações de materiais".


À mesma fonte, e sobre o prémio alcançado na Coreia do Sul, a empresa de arquitetos disse que "este tipo de prémios acaba por ser um reconhecimento de todo o esforço e de todo o trabalho", um galardão que se junta, igualmente, ao reconhecimento já obtido com a Estrutura de S. João, no passado mês, com o Universal Design Award, concurso realizado em Taiwan.


O projeto Metamorfose foi uma iniciativa realizada no âmbito do programa de dinamização do centro histórico "Locomotiva", promovido pela Câmara do Porto, que reflete uma nova abordagem arquitetónica e artística de um dos elementos mais característicos da cidade do Porto, os espaços vazios e em ruínas.