Cultura

Mercados de Natal animam este fim de semana

  • Notícia

    Notícia

#JQ_2DEZ_ATIVIDADES_NATAL_01_22.jpg

João Queirós

Para quem gosta de viver a quadra festiva nas ruas da cidade e aproveitar para fazer as compras de Natal, há várias opções a ter em conta neste fim de semana, tanto em espaço público como em locais mais abrigados. Ficam aqui algumas propostas. Algumas têm edição durante todo o ano, outras são de época; todas apresentam propostas de presentes para muitos gostos e vários bolsos. Em comum têm o acesso livre.

Artes e ofícios tradicionais na feira Artesanatus

Até 23 de dezembro, a Artesanatus reúne no Largo do Amor de Perdição (junto ao jardim da Cordoaria) o que de melhor se faz ao nível do artesanato tradicional e contemporâneo.

Como tem sido tradição nos últimos anos, apresenta uma mostra de produtos com a garantia de qualidade, originalidade e autenticidade, numa iniciativa exclusivamente destinada a unidades produtivas artesanais legalmente reconhecidas. 

A feira está aberta de domingo a quinta, entre 10 e as 20 horas, e às sextas e sábados, das 10 à meia-noite. 

MarketPlace-Casual Style em São Lázaro

A edição de dezembro do mercado decorre este sábado, entre as 12 e as 18 horas, no jardim de São Lázaro.

O mercado, que se apresenta como um evento de essência cosmopolita, combina artigos usados variados e produtos artesanais de diferentes áreas: vestuário e calçado, joalharia e bijutaria, artesanato, doçaria conventual/tradicional e gastronomia gourmet, mobiliário e artigos vintage, entre outras ofertas. 

Feira Artes & Ofícios anima Campanhã

Pelo quarto Natal consecutivo, a Artes & Ofícios volta a marcar presença na cidade do Porto. A feira, organizada pela Associação de Artesãos de Vila do Conde, com o apoio das Infraestruturas de Portugal, está no Largo da Estação de Campanhã, até 23 de dezembro.

Nela poderá encontrar artesãos de áreas como a cerâmica, os têxteis, os linhos, as madeiras, as cortiças, os couros, os brinquedos ou as marionetas. 

A feira está aberta de domingo a quinta-feira das 10 às 20 horas e às sextas e sábados das 10 às 21 horas. 

Mercado de Artesanato do Porto na Praça de Parada Leitão

Até às 20 horas deste sábado, decorre uma edição do Mercado de Artesanato do Porto, iniciativa municipal que semanalmente reúne os produtos artesanais de cerca de 80 comerciantes, na Praça de Parada Leitão.

Feira de artesanato urbano nas Galerias de Paris

Neste domingo, a rua das Galerias de Paris recebe a segunda edição de dezembro da feira Família Desce à Rua, com as várias ofertas artesanais. A zona volta a ter animação entre as 10 e as 19 horas.

Ateneu Comercial do Porto recebe Christmas Market

O Christmas Market está instalado no Ateneu Comercial do Porto até amanhã, domingo. Duendes e soldadinhos de chumbo estão à porta a dar as boas-vindas aos visitantes. No interior encontram-se 45 vendedores de brinquedos, acessórios, gastronomia e vinhos.

Para além das vendas, o Christmas Market inclui animação com a participação da Fundação Conservatório Regional de Gaia. Pode ser visitao hoje até às 22 horas e domingo das 10,30 às 20 horas. 

Sábado é dia de Mercado Porto Belo

Até às 19 horas deste sábado, o Mercado Porto Belo apresenta mais uma edição na Baixa do Porto. Quem visitar a Praça de Carlos Alberto, encontrará um dos primeiros mercados de rua a surgir na cidade, com ofertas variadas: discos de vinil e CDs, livros, produtos artesanais e biológicos, roupa vintage, antiguidades, entre outras.

O mercado tem sempre música ambiente e ainda um pequeno espaço de conforto para os visitantes relaxarem. 

Urban Market especial celebra 20 anos do Hard Club

Até domingo, entre as 11 e as 19 horas, o Urban Market associa-se às comemorações do 20.º aniversário do Hard Club (Mercado Ferreira Borges) e apresenta uma edição naquele local. Nas bancas será possível encontrar projetos de autor do design de produto e de moda, ilustração ou joalharia, há também propostas de gastronomia "gourmet" e música.

Flea Market no Silo Auto

A edição de Natal do mercado da Pulga regressa ao Silo Auto este sábado, entre as 14 e as 16 horas. Como sempre, os vendedores de ocasião aproveitam para vender "a sua mais fina tralha", que para os compradores pode ser muito útil. Roupa, louças, colecionáveis, brinquedos antigos, livros e o que mais couber.