Cultura

Mercado do Livro regressa ao Pavilhão Rosa Mota a partir de 19 de janeiro

  • Notícia

    Notícia

#fib_porto_stock_book_fair_06.jpg

A edição deste ano do Outlet do Livro, que se realiza entre os dias 19 de janeiro e 19 de fevereiro, no Pavilhão Rosa Mota, terá Óscar Lopes como autor em destaque, no ano em que se celebra o centenário do seu nascimento.

Durante um mês, o Mercado do Livro vai acolher cerca de 150 editoras, nacionais e estrangeiras, que colocarão à venda mais de 30 mil títulos a preços de saldo, com descontos que vão até aos 80 por cento. Tratam-se maioritariamente de livros descontinuados com mais de 18 meses sobre a data de colocação no mercado.

Deste universo fazem parte também publicações de editoras já desaparecidas e cujas obras já não se encontram nas livrarias. A oferta percorre quase todos os géneros: poesia, romance, história, ensaio, BD, literatura de viagens, culinária, saúde, desporto, tempos livres e literatura infantojuvenil.

O autor em destaque é Óscar Lopes, considerado um dos maiores historiadores da literatura portuguesa. Escreveu em conjunto com António José Saraiva obras como "A História da Literatura Portuguesa" e "A Busca do Sentido".

No centenário do seu nascimento, a sua obra ocupará um lugar de destaque no evento. A homenagem inclui uma conferência sobre a vida e obra deste escritor de renome.

O certame, que vai preencher os 1.000 metros quadrados do Pavilhão Rosa Mota, juntará ainda uma vasta programação paralela, entre conferências, sessões de autógrafos e apresentações de livros.

Destaque, por exemplo, para a apresentação do livro "História da Associação Académica de Moçambique (1964-1975)", a 28 de janeiro, pelas 16 horas, na sala VIP do Pavilhão Rosa Mota, com a presença dos autores Carlos Lopes Pereira e Luís Gonzalez. O livro será apresentado por Silvestre Lacerda, Diretor-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).

Organizado pela editora Calendário de Letras, o Mercado do Livro vai funcionar diariamente entre as 10 e as 20 horas, sempre com entrada livre.