Cultura

Mercado da Alegria leva bons produtos e boa disposição ao Passeio Alegre neste domingo

  • Notícia

    Notícia

O Mercado da Alegria regressa hoje para mais um dia de muita animação e de boas compras, das 10 às 19 horas, entre as sombras frescas do frondoso Jardim do Passeio Alegre. Porque não recebe só emprestado o nome do recinto que o acolhe, o evento prima pela simpatia dos vendedores, aliado à qualidade dos produtos comercializados, sejam eles de cariz artesanal, peças de joalharia e bijuteria, acessórios de moda, peças de decoração, ou produtos da terra e regionais. Tudo com respeito pelas medidas preventivas para a COVID-19, como não poderia deixar de ser.

Com uma localização privilegiada na antecâmara das praias do Porto, o Mercado da Alegria recebe a brisa do mar, sendo um ótimo refúgio nas horas de maior calor.

A iniciativa é promovida pela União de Freguesias de Aldoar Foz do Douro e Nevogilde e reúne o trabalho de dezenas de artesãos e vendedores locais, com uma vasta gama de produtos apresentados. Decorre ao longo de todos os domingos do ano, tendo apenas sido interrompido nos últimos meses, devido à pandemia.

De modo a preservar a segurança e da saúde de todos os intervenientes, o Município do Porto preparou um Manual de Procedimentos e Boas Práticas para Feiras e Mercados, documento recolheu o contributo dos próprios organizadores e participantes do evento na sua elaboração, para um regresso seguro.

Nele constam todas as medidas de higienização, organização e logística, as regras de distanciamento social, sendo ainda assinalada a obrigatoriedade do uso de equipamento de proteção individual.

A Câmara do Porto vai assegurar a fiscalização das feiras e mercados, para garantir o cumprimento das boas práticas e minimizar efeitos de contágio que impossibilitem a retoma da atividade comercial e a consequente recuperação da crise sanitária.