Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Membros da Cidades das Profissões analisam os desafios do futuro em Paris
06-02-2018
A Cidade das Profissões do Porto - projeto promovido pela Câmara do Porto no âmbito da empregabilidade e empreendedorismo - vai marcar presença na reunião da Rede Internacional de Cidades das Profissões, em Paris, na próxima quinta e sexta-feira.

25 anos após a criação e abertura da primeira estrutura do género, a Rede Internacional pretende realizar um balanço da sua atividade e expansão e identificar as perspetivas futuras de evolução. A iniciativa denominada "CdM21" (Cité des Métiers du siècle XXI) pretende analisar o conceito Cidade das Profissões, os seus serviços, desenvolvimento internacional, bem como a projeção do conceito e da atividade no século XXI.

Após um inventário preliminar dos serviços e atividades existentes nos diferentes países, a rede e os parceiros serão convidados a desenhar os serviços do futuro. Esta análise será realizada até ao final de 2018 e permitirá redefinir o posicionamento estratégico da Rede Internacional das Cidades das Profissões.

A Rede Internacional de Cidades das Profissões, cuja presidência é exercida pelo Porto desde 2014, está em vários países, contando atualmente com cerca de 32 Cidades das Profissões. Em Portugal, o conceito existe na cidade do Porto e, brevemente, haverá em Cascais. Em 2017, mais de 550 mil pessoas beneficiaram dos serviços das várias Cidades das Profissões. Projetadas segundo o mesmo modelo e princípios, estas estruturas têm as suas especificidades ajustadas ao território em que estão inseridas e às necessidades do tecido empresarial e população.

Cidade das Profissões no Porto

A Cidade das Profissões nasceu no Porto, em 2006, no seio de uma rede internacional de Cidades das Profissões (Réseau Cités des Métiers) criada em França na década de 90. Constitui um serviço promovido pela Câmara do Porto para fomentar a empregabilidade e o empreendedorismo das pessoas, apoiando-as na gestão dos novos desafios e transições profissionais.

O apoio aos cidadãos é gratuito nas áreas da informação e do aconselhamento sobre o mundo das Profissões, do Emprego, da Formação e do Empreendedorismo.

A operacionalização de todos os projetos desenvolvidos permite a este serviço funcionar como um elemento aglutinador de diversas instituições, de modo a colocá-las ao dispor dos cidadãos. Os serviços são dirigidos a jovens que necessitam de informação e orientação; jovens do Ensino Superior que preparam as suas saídas para o mercado de trabalho ou querem abraçar o empreendedorismo; profissionais ativos que precisam de apoio para a certificação das suas competências ou para a reorientação/reconversão profissionais; desempregados à procura de reorientação/reconversão profissionais.