Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

STCP ajusta ligações da cidade do Porto a Gondomar e Matosinhos
21-07-2020

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai fazer ajustamentos em três das ligações que servem a cidade, com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço prestado.


Nesse sentido, a partir desta quarta-feira, 22 de julho, a Linha 806 (Marquês-Fânzeres) fará um novo percurso entre o Marquês e as Antas, pela Rua da Alegria e Avenida dos Combatentes. Esta alteração permite a ligação da Loja do Cidadão ao eixo de Costa Cabral (Linhas 701, 702 e 703).

Em Gondomar, a mesma Linha 806 será prolongada entre a Avenida da Carvalha e a rotunda próxima da estação de metro de Fânzeres, o que vai beneficiar o acesso local ao metro e a toda a sua rede. A Linha 806 assumirá também uma nova designação: Marquês-Fânzeres (Metro).

Na próxima semana, mais precisamente no dia 29 de julho, entram em vigor as melhorias nas Linhas 208 e 501.

A Linha 208 (Aliados-Aldoar) passará a fazer o percurso da Linha 501 entre a Avenida do Dr. Antunes Guimarães e Aldoar, pela Rua do Lidador. Trata-se de uma simplificação de percurso, que vai permitir chegar mais rápido ao Centro de Saúde de Aldoar, bem como ao centro da freguesia de Aldoar.

Por sua vez, a Linha 501 (Aliados-Matosinhos), entre a Avenida do Dr. Antunes Guimarães e Aldoar, passa a realizar o percurso da Linha 208, simplificado, pela Rua de Angola. Isto significa que deixa de passar no Centro de Saúde de Aldoar, que se mantém servido pela Linha 208.

Estas duas ligações, a 208 e a 501, são complementares desde a Baixa (Aliados), seguindo destinos diferentes a partir da Avenida do Dr. Antunes Guimarães: a 208 serve o Centro de Saúde de Aldoar e termina junto à Igreja de Aldoar. A 501 deixa de servir o Centro de Saúde de Aldoar e segue diretamente pela Rua de Angola e Rua do Jornal de Notícias até ao seu destino final, em Matosinhos.

Segundo a empresa transportadora, estas modificações na rede, assim como outras que serão anunciadas em breve, resultam de uma análise contínua às necessidades dos clientes, bem como do trabalho realizado em conjunto com as autarquias dos seis concelhos onde opera.

Com oferta reforçada, a STCP registou, na primeira semana de julho, uma média diária de passageiros próxima dos 160 mil, o equivalente a 58% da média pré-pandemia de COVID-19. A oferta da empresa transportadora é atualmente superior a 95% das viagens normais aos dias úteis, e de 100% nos horários de sábado, domingo e feriados.

A partir do próximo dia 3 de agosto, tal como acontece sempre nesta altura do ano, todas as linhas STCP passam a cumprir o horário de agosto. Atualmente, das 70 linhas em modo autocarro, encontra-se a vigorar o horário normal em 33 delas e somente 37 linhas estão a cumprir a frequência correspondente às férias escolares.