Sociedade

Melhores surfistas nacionais competem até domingo nas ondas da Praia Internacional

  • Notícia

    Notícia

#mno_surf_02.jpg

Miguel Nogueira

Os melhores surfistas portugueses estão no Porto desta sexta-feira a domingo para participar na terceira das cinco etapas da Liga MEO Surf 2019, a principal competição da modalidade no país. A jornada tem o nome Renault Porto Pro, realiza-se na cidade pelo décimo quarto ano consecutivo e encontra-se já a decorrer na Praia Internacional.

No setor masculino, as expetativas têm um aliciante extra, já que a etapa tem servido de talismã: em seis das últimas sete edições, quem venceu no Porto acabou por vencer o campeonato. A exceção registou-se em 2018, com Marlon Lipke a vencer a Norte e Miguel Blanco a terminar em primeiro no fim do ano. O campeão nacional segue em primeiro lugar na competição.

A maior alternância de vencedoras não tira interesse à competição feminina. Camilla Kemp, vencedora da Liga Meo 2018, e Teresa Bonvalot estão entre as candidatas aos primeiros lugares, tal como a vice-campeã nacional, Yolanda Sequeira, que lidera a classificação após as duas primeiras jornadas.

A Renault Porto Pro volta a ser, em 2019, o ponto alto das Porto & Matosinhos Wave Series, o maior cartaz de eventos de surf do país, promovido pelos dois municípios. Este calendário conjunto, desenvolvido desde 2016, tem o objetivo de promover a Frente Atlântica como destino de excelência para os desportos aquáticos. No ano passado juntou mais de 500 atletas em competição e cerca de 30 mil espetadores no conjunto das várias provas e ações.

O campeonato, que este ano aumentou o valor dos prémios para um total de 100 mil euros, começou no primeiro fim de semana de março, na Ericeira. A segunda etapa realizou-se na Figueira da Foz e, depois desta passagem no Porto, o torneio segue para o Algarve (21, 22 e 23 de junho) e termina em Cascais (3, 4 e 5 de outubro).

A Liga MEO Surf 2019 é organizada pela Associação Nacional de Surfistas e a Fire!, com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.

+Info: Acompanhe toda a ação em direto AQUI.