Sociedade

Melhores pilotos do hard enduro competem neste sábado na Ribeira do Porto

  • Notícia

    Notícia

#JQ_12MAIO_PORTO_XL_EXTREME_02.jpg

João Queirós

É a partir das 14 horas deste sábado que toda a emoção do hard enduro se vive na Ribeira do Porto. A 15.ª edição da Porto Extreme XL Lagares traz os melhores pilotos do mundo da modalidade e abre as World Super Enduro Super Series (WESS).

A competição é disputada por 321 inscritos em representação de 26 países, entre os quais 59 portugueses, nas cinco categorias que compõem o pelotão (XL, Hobby, Veteranos, Expert e Pro). As cores nacionais na classe principal estão, este ano, representadas por cinco pilotos: Ni Esteves, Ricardo Damil, Luís Silva, Joel Vieira e Diogo Vieira - piloto que há um ano foi o melhor representante luso na prova, terminando no 15.º lugar da geral absoluta. 

O Prólogo na zona histórica decorre durante toda a tarde deste sábado, com as partidas e chegadas a acontecerem no Cais da Ribeira, o que não deixa de originar alguns condicionamentos de trânsito

Quanto ao alinhamento, as classes XL, Hobby, Veteranos e Expert iniciam a competição a partir das 14 horas. Os pilotos da categoria principal (Pro) terão, por sua vez, de enfrentar um percurso maior e mais exigente, percorrendo as escadarias do Barredo, Codeçal e Guindais, regressando neste ano ao Cais da Ribeira após uma inédita descida pela Escarpa das Fontainhas, junto à Avenida de Gustavo Eiffel. 

Os pilotos da categoria Pro realizam a sua prova entre as 17,30 e as 19 horas. Como vem sendo tradição nos últimos anos, os dez mais rápidos vão competir em conjunto numa finalíssima. 

A prova é organizada pelo Extreme Clube Lagares, com o apoio das autarquias do Porto, Paredes e Penafiel, decorrendo ao longo de três dias (10, 11 e 12 de maio) nos três concelhos. 

Além do Porto Extreme XL, o calendário de 2019 das World Enduro Super Series integra mais sete etapas, respetivamente em França (17-19 de maio), Áustria (30 maio a 2 junho), Itália (data a anunciar), Roménia (30 julho a 4 agosto), Reino Unido (21-22 setembro), Espanha (5-6 outubro) e Alemanha (2-3 novembro).