Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Exército, Marinha e Força Aérea invadem a Avenida dos Aliados no Porto
05-06-2017

A partir desta quarta-feira e até ao próximo domingo, de 7 a 11 de junho, a Avenida dos Aliados e a Praça da Liberdade transformam-se num autêntico "quartel-general ", com demonstrações de capacidades e meios militares dos três ramos das forças armadas: Marinha, Exército e Força Aérea.


As atividades integram o programa das comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, presididas pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cujo ponto alto está marcado para a manhã do 10 de Junho, no Largo do Molhe, com desfile militar nas avenidas de Montevideu e do Brasil.


Na Baixa da cidade, toda a placa central, desde a Câmara do Porto até ao Hotel Intercontinental estará preenchida com tendas (conforme esquema em anexo) e demonstrações (ver programa) que dão a conhecer as múltiplas competências dos ramos das Forças Armadas.


A Marinha vai possibilitar ao público experimentar um batismo de mergulho ou um simulador de navegação e mostrar diversas viaturas, como uma lancha de assalto rápido ou um anfíbio.


Para quem quiser experimentar escalada ou rappel, o Exército disponibiliza uma torre multiusos, diversas viaturas e carros de combate e tendas específicas: de comandos, das operações especiais, de inativação de engenhos explosivos e defesa nuclear, biológica e química-radiológica, entre outras.


Da parte da Força Aérea vão "aterrar" na placa central dos Aliados uma aeronave Alfa Jet, um F-16, um helicóptero Alquette III, entre outras manifestações de equipamentos utilizados.


Para além de todo o manancial de meios e capacidades exposto, estão marcadas diversas demonstrações como "inativação de engenhos explosivos", "cães de guerra", "descontaminação", "inativação de engenhos explosivos", entre outras.


Haverá ainda lugar para concertos (ver programação) da Orquestra Ligeira do Exército e bandas militares. A 7 de junho, pelas 21,30 horas irá atuar a Banda da Armada, no dia seguinte, à mesma hora, a Banda do Exército e na sexta-feira, 9 de junho, também às 21,30 horas, a Banda da Força Aérea. A atuação da Orquestra Ligeira do Exército está marcada para sábado, 10 de junho, às 21h30 horas.


Durante estes quatro dias, de 7 a 11 de junho, todas as atividades são gratuitas e decorrem entre as 10 e as 24 horas, sendo que no domingo, terminam às 18,30 horas.