Desporto

Meia Maratona do Porto junta atletas de 46 países

  • Notícia

    Notícia

#fib#jq_meia_maratona_17.jpeg

Filipa Brito / João Queirós

A 12.ª edição Meia Maratona do Porto está marcada para a manhã de 16 de setembro, com um percurso entre a Avenida Paiva Couceiro e o Jardim do Calém.

Dos 5.000 inscritos na Meia Maratona (21 km) e os 3.500 da Mini Maratona (6 km), 17% são estrangeiros, provenientes de 46 países, dos cinco continentes.

Estão já confirmados alguns do melhores fundistas nacionais, que vão tentar contrariar a hegemonia no pódio dos atletas da zona africana do Vale do Rift. Nas últimas dez edições, a vitória do setor masculino foi para sete quenianos, um etíope, um eritreu e um ugandês (Daniel Rotich, vencedor em 2017).

Entre as mulheres, o domínio tem sido semelhante, apesar de, no ano passado, ter sido uma japonesa, Nao Isaka, a primeira a cortar a meta. Filomena Costa acabou no terceiro lugar, tornando-se na quinta portuguesa a subir ao pódio na história da Meia Maratona, depois de Marisa Barros (2007), Ana Dulce Félix (2011), Leonor Carneiro (2012) e Sara Moreira (2014).

A corrida tem partida marcada para as 10 horas na Avenida Paiva Couceiro (por baixo da Ponte do Freixo) e chegada no Jardim do Calém (Fluvial). As inscrições ainda estão abertas no site oficial do evento.

Para o próximo domingo, 9 de setembro, está marcado um treino de conjunto aberto a todos os interessados, com início às 9,30 horas, no Jardim do Calém.