Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Meia Maratona do Porto corre-se este domingo
16-09-2016

A décima edição da prova tem partida agendada para as 10 horas deste domingo, 18 de setembro, juntando atletas de 41 países, vindos dos cinco continentes.


Organizada pela Runporto, com o apoio da Câmara do Porto, Câmara de Vila Nova de Gaia, Associação de Atletismo do Porto e Sport Zone, a Meia Maratona do Porto ultrapassou já a fasquia dos 11 mil concorrentes, com destaque para a participação de mais de mil atletas estrangeiros, em representação de 41 países, conforme revelou a organização na conferência de imprensa de ontem.


Para além de um significativo contingente africano, com atletas do Quénia, Uganda, Eritreia e Marrocos, há seis concorrentes japoneses e, pela primeira vez, dois atletas italianos, país com grandes tradições no fundo e meio fundo.


A prova vai contar também com uma forte presença de atletas de elite nacionais, como serão os casos de Filomena Costa e Catarina Ribeiro, no setor feminino, e José Moreira e Daniel Pinheiro no setor masculino, entre muitos outros.


Recorde-se que, em 2015, a Meia Maratona do Porto foi ganha pelos quenianos Emmanuel Bor e Mónica Jepkoech, sendo a portuguesa Sara Moreira segunda classificada no setor feminino.


Com início às 10 horas deste domingo, junto à ponte do Freixo (na Avenida Paiva Couceiro) e chegada ao Largo do Calém, o percurso desta décima edição percorrerá, como habitualmente, as marginais de Porto e Vila Nova de Gaia. A par da corrida principal (21 km), será também disputada uma Mini Maratona de 6 km de extensão.


O queniano Paul Tergat, ex-recordista mundial da Meia Maratona e Maratona, apadrinhará a prova, dando o tiro de partida.


Na conferência de imprensa foi ainda apresentada a segunda etapa do Vitalis Kids Challenge, uma prova para os mais novos, nascidos entre 1999 e 2009, que se realizará amanhã, sábado, 17 de setembro, pelas 15,30 horas, no Jardim do Passeio Alegre.


A entrega dos kits aos participantes da Meia Maratona do Porto acontecerá esta sexta-feira e sábado, entre as 10 e as 19 horas, no edifício da Alfândega do Porto. A realização da prova vai implicar vários constrangimentos no trânsito.