Desporto

Meeting Internacional do Porto disputa-se em junho nas Piscinas de Campanhã

  • Notícia

    Notícia

#pf_natacao_adaptada_08.jpg

A cumprir a 34.ª edição, o Meeting Internacional do Porto disputa-se no primeiro fim de semana de junho no Complexo de Piscinas de Campanhã. Esta é a última prova a permitir a obtenção de mínimos para o Campeonato da Europa de Absolutos. 

O principal torneio de natação que se realiza anualmente na cidade do Porto está de regresso nos dias 2 e 3 de junho ao Complexo de Piscinas de Campanhã. Já na sua 34.ª edição, o Meeting Internacional do Porto constituirá a última oportunidade para os nadadores portugueses obterem mínimos para o Campeonato da Europa de Absolutos, a ter lugar em Glasgow, na Escócia, entre 3 a 9 de agosto.

Organizado pela Associação de Natação do Norte de Portugal, em parceria com a empresa municipal PortoLazer, o Meeting Internacional do Porto integra em 2018 a primeira edição do Circuito Luso-Andaluz de Natação Pura.

Além da prova portuense, fazem parte deste circuito o IV Meeting Internacional do Algarve (realizado a 11 e 12 de novembro de 2017), o Troféu I Granada (que teve lugar a 10 e 11 de fevereiro de 2018) e o Troféu Mairena del Aljarafe (Sevilha, 26 e 27 de maio de 2018).

Apesar de a lista final de presenças ainda não estar ainda finalizada, o Meeting Internacional do Porto tem já confirmada a inscrição dos principais clubes de natação nacionais, casos do FC do Porto, Sport Lisboa e Benfica (com oito nadadores), Sporting Clube de Portugal (que inscreve 10 nadadores) ou do Algés e Dafundo (equipa bicampeã da 1.ª Divisão em femininos, com seis atletas).

Confirmada está também a participação de Tamila Holub, nadadora olímpica do Sporting de Braga, inscrita nos 100, 200, 400 e 800 livres. A formação minhota desloca-se ao Porto com 13 nadadores.

A prova tem igualmente confirmada a presença da atual Campeã Europeia Júnior dos 100 e 200 metros mariposa, Katrine Villesen (Aalborg Svømmeklub). A nadadora dinamarquesa será a principal figura da equipa nórdica, que trará ao Complexo de Piscinas de Campanhã uma comitiva composta por 11 atletas.

A Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP) já fez também saber que o Meeting Internacional do Porto voltará a contar com as participações das equipas espanholas do Santa Olaya (oito nadadores), Real Canoe de Madrid, Club Deportivo Universidad de Sevilla (10 nadadores) e Real Club Mediterráneo (3 nadadores).

De Itália estão, para já, confirmadas as equipas do Lombardia, com 16 nadadores, e do estreante Vittoria Alata Nuoto, que se vai apresentar no Porto com 13 nadadores.

Recorde-se que, há um ano, o Meeting Internacional do Porto contou com um total de 433 atletas (210 masculinos e 223 femininos), em representação de 54 equipas provenientes de Espanha, França, Itália, Suíça, Roménia e Portugal.