Sociedade

Medos de crianças e jovens ocupam teatro em debate com ministro da Educação

  • Notícia

    Notícia

#jca_modos_de_ocupar_08.jpg

José Caldeira

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e uma jovem estudante de artes são os convidados do jornalista Pedro Santos Guerreiro para a sessão do ciclo Modos de Ocupar que decorre neste domingo, dia 15, a partir das 17 horas no Teatro do Campo Alegre.

Sob o mote "O medo é a ovelha negra da imaginação", a conversa vai focar-se nos medos associados às crianças e jovens, tema tabu mas importante, sendo oportunidade para falar sobre os grandes e os pequenos medos e sobre educação e cultura.

Com Pedro Santos Guerreiro estarão assim Tiago Brandão Rodrigues e Matilde Cancelliere, jovem estudante da ACE - Escola das Artes, numa conversa despretensiosa que aposta em fazer passar a mensagem: "Quem tem medo não compra um cão; compra a chave para abrir a porta atrás da qual ele se esconde. Se os negamos, não os conhecemos; se não os conhecemos, não os superamos e ficamos na escuridão que as suas sombras projetam. Dos pavores inaugurais das crianças e inseguranças dos jovens à dificuldade retraída dos pais dialogarem com as diferenças comportamentais dos filhos, o medo é uma ovelha negra da imaginação. Atrás daquela porta pode estar a paz - ou a alegria".

A sessão é de entrada livre mediante levantamento junto da bilheteira do Teatro Campo Alegre.

O Modos de Ocupar é um ciclo de nove conferências com curadoria e moderação do jornalista Pedro Santos Guerreiro, que conta com um convidado exterior das mais diversas áreas disciplinares e outro conectado com os espetáculos da programação do Teatro Municipal do Porto para mergulhar em águas profundas e abordar temas da sociedade e cultura contemporâneas.