Política

Médico Mário Dinis Ribeiro recebe o Prémio Bial de Medicina Clínica 2018

  • Notícia

    Notícia

O médico Mário Dinis Ribeiro, diretor do Serviço de Gastrenterologia no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, recebeu ontem o Prémio Bial de Medicina Clínica 2018 devido a um trabalho sobre a prevenção do cancro gástrico. Menções honrosas distinguiram trabalhos na área da Hipercolesterolemia Familiar e da Perturbação Obsessivo-Compulsiva.

A entrega do prémio, no valor de 100 mil euros, foi feita ontem à tarde pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em cerimónia realizada na Casa do Médico com a participação dos presidentes da Câmara do Porto, Rui Moreira, da Bial, Luís Portela, e do Conselho dos Reitores das Universidades Portuguesas, António Fontaínhas Fernandes, bem como do bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães.

"Cancro Gástrico em Portugal - Como reduzir a mortalidade por cancro gástrico em Portugal" é o título do trabalho que valeu o galardão a Mário Dinis Ribeiro, professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
A investigação que realizou permitiu-lhe "retirar dois tipos de conclusões e abordagens para prevenir e tratar o cancro gástrico. Por um lado, ao nível da prevenção, é muito importante alertar a população para fatores de risco como o tabaco e o consumo de sal. Por outro, e se queremos diminuir a prevalência do cancro gástrico, devemos evoluir para o tratamento precoce das lesões através da endoscopia alta e evitar que estas evoluam".

Na sessão de ontem, foram também entregues duas menções honrosas do Prémio Bial a uma equipa liderada pela Professora Mafalda Bourbon, por um trabalho sobre a Hipercolesterolemia Familiar em Portugal, e ao Professor Óscar Gonçalves e à médica Ana Castro Fernandes por um trabalho sobre uma nova abordagem clínica à doença obsessivo-compulsiva.

Saiba mais sobre os três trabalhos distinguidos pelos Prémios Bial 2018.