Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Medalha Grau Ouro da Cidade do Porto entregue a Jorge Olímpio Bento
27-07-2017

O professor jubilado Jorge Olímpio Bento recebeu ontem das mãos de Rui Moreira, nos Paços do Concelho, a Medalha de Mérito Grau Ouro da Cidade, atribuída em 2016. Por na altura se encontrar ausente do país, o também antigo vereador da autarquia (1997-99), com percurso académico de exceção ao serviço do Desporto, não pôde estar presente, no ano passado, na cerimónia de atribuição das Medalhas da Cidade. A entrega aconteceu assim nesta quarta-feira.


Natural de Bragada, Bragança, onde nasceu em 1946, Jorge Olímpio Bento licenciou-se em Educação Física pelo Instituto Nacional de Educação Física (INEF) e doutorou-se em 1982 na Ernst-Moritz-Arndt-Universität Greifswald (Alemanha). Até à data da sua jubilação foi professor catedrático da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, de que foi presidente do Conselho Científico entre 1986 e 1996. Entre 1995 e 1998 foi pró-reitor da Universidade do Porto. Em 2010 tornou-se o primeiro diretor eleito da FADEUP.


A carreira académica de mais de cinco décadas valeu-lhe o reconhecimento em Portugal e além-fronteiras pelo papel preponderante na defesa e promoção do desporto e da lusofonia.


Na qualidade de vereador do pelouro do Desporto da Câmara do Porto, desenvolveu inúmeras iniciativas e atividades marcantes que deixaram o seu nome e a sua prestação intimamente ligados ao desporto da cidade.


De 2001 a 2002 desempenhou as funções de presidente do Conselho Superior do Desporto de Portugal.


Em 2007 e 2012 foi distinguido como Doutor Honoris Causa, respetivamente, pela Universidade Federal do Amazonas (Manaus, Brasil) e pela Kasetsart University (Banguecoque, Tailândia).


Já agraciado pelo Comité Olímpico de Portugal com a Ordem Olímpica Nacional - a mais alta distinção daquele organismo em reconhecimento do "inestimável serviço prestado ao desporto nacional, ao movimento Olímpico e a Portugal" - Jorge Olímpio Bento foi assim justamente reconhecido também pela cidade do Porto.