Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Marketplace com bons resultados
19-06-2015

Os Paços do Concelho receberam a primeira edição do Marketplace Porto, organizado pela Câmara Municipal do Porto e pela FIX Social Engagement. O objetivo foi de reunir num mesmo espaço, de modo dinâmico e informal, empresas e instituições de solidariedade social, de forma a incentivar e facilitar a cooperação entre ambas. A sessão de abertura contou com Raquel Castello-Branco, da Câmara Municipal do Porto, e de António Paisana, do Grupo Fix.


Formalizaram-se 92 matches, ofertas de produtos e serviços, entre empresas e instituições de carácter social. Este mercado reuniu, no átrio da Câmara Municipal, mais de 90 representantes de empresas e instituições e alcançou um impacto social estimado em cerca de 150mil euros, como resultado das diversas parcerias concretizadas.


As empresas aderiram com entusiasmo a este desafio de troca de bens e serviços com instituições de solidariedade social e praticaram a sua responsabilidade social ao suprir algumas das necessidades das instituições.

 

O Marketplace Porto permitiu que as entidades se encontrassem para realizar matches em quatro categorias centrais: organização e assessoria; marketing e comunicação; voluntariado e bens materiais e instalações. Dentro destas categorias, o objeto de procura das instituições sociais foi bastante diverso: doação de vestuário, produtos de higiene e outros bens, voluntariado, serviços de gestão, consultoria e divulgação de marcas, assessoria de imprensa, serviços de comunicação, Marketing, Outsourcing e Fundraising, ações de formação/coaching, realização de seminários e workshops, manutenção de veículos, serviços de transporte, cedência de espaços publicitários, disponibilização de salas para reuniões e eventos, criação de motores de envio para gestão de newsletters, entre muitos outros.


A presença de todos neste espaço demonstrou que o apelo ao trabalho em rede e em parceria bem como a solidariedade ainda conseguem mobilizar sinergias para o estabelecimento de compromissos num contexto de partilha de recursos.

 

O Marketplace é um espaço de encontro entre o mundo empresarial e as organizações do terceiro seetor, onde para cada empresa presente há uma instituição com necessidades a serem supridas.