Cultura

Marionetas fazem a festa a partir de hoje e em vários palcos da cidade

  • Notícia

    Notícia

#Pablo_Muruaga_The_Table_The_Blind_Summit_Theatre.jpg

Dois espetáculos inauguram hoje a edição que celebra os 30 anos do FIMP - Festival Internacional de Marionetas do Porto. Até ao próximo dia 20, há muito para ver em diversos palcos da cidade.

A estreia absoluta de "Happy Birthday 30 + 30", pelas 19 horas no Teatro Campo Alegre (repete às 16 horas de amanhã), assinala nesta sexta-feira a abertura do programa e também um duplo 30.º aniversário: do FIMP e do Balleteatro. E vem a propósito porque este espetáculo é uma criação coletiva do marionetista e artista plástico Paulo Duarte com alunos finalistas e ex-alunos recém-formados no Balleteatro, que também completa três décadas.

Ainda hoje, às 21 horas (e amanhã às 19h), o Campo Alegre recebe uma marioneta rabugenta chamada Moses, com cabeça de cartão, manipulada por três pessoas e que vive numa mesa. Daí o título do espetáculo ("The Table") que a companhia Blind Summit apresenta em estreia nacional, misturando a figura histórica de Moisés com "um filósofo de tampo de mesa".

E muitos mais motivos para rir e refletir vão chegar com o total de 16 espetáculos que o FIMP apresenta em 37 récitas durante uma semana, oferecendo variadas oportunidades de admirar e entrar no inigualável mundo imaginado das marionetas.

Este festival, que esteve em risco de desaparecer mas cuja continuidade foi garantida pelo Município do Porto, mostra assim por que resiste há 30 anos e o muito que tem para dar ao público. Confirme no vasto programa a decorrer até 20 de outubro.