Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Marca Porto. faz hoje dois anos e é reconhecida internacionalmente
29-09-2016

A marca "Porto." foi lançada a 29 de setembro de 2014. Concebida pelo designer Eduardo Aires, diretor de arte da White Studio, a marca conseguiu, em apenas dois anos, ser reconhecida internacionalmente, tendo já recebido alguns dos maiores prémios mundiais de design.


"Porto." corporiza não apenas a identidade corporativa da Câmara do Porto e suas empresas municipais, mas também a identidade da cidade. É por muitos citada e reconhecida. Prova disso são os prémios mundiais que já conquistou, destacando-se, em 2016, os "Graphics Awards", uma das maiores distinções de design e branding do mundo. Venceu um "Silver Graphics Award" na categoria de "Print Branding".


Os "Graphis Awards" são atribuídos anualmente pela editora Graphis, sediada em Nova Iorque, que edita todos os anuários com o que de mais importante se faz em artes gráficas em todo o mundo e premeiam o melhor do design, da fotografia, da ilustração e da publicidade.


Antes, a marca "Porto." já tinha conquistado um Lápis nos D&ED Awards, em Londres, e o duplo ouro nos European Design Awards, em Istambul - nas categorias de implementação de marca e prémio de melhor trabalho do ano em todas as categorias "Best of Show".


Fruto também da importância da marca, em 2017, a cerimónia de entrega de prémios da EDAwards, organização que anualmente elege os melhores do design na Europa, será realizada no Porto.


Referência ainda para os Prémios Brandemia, que anualmente distinguem as melhores marcas e agências Ibero-americanas. Elegeram "Porto." como Melhor Marca criada em 2014. Mais recentemente foi destaque na revista sul-coreana Design 459, que dedica um número especial à construção das marcas de cidades.


A importância destes prémios internacionais na área do design e do branding e o reconhecimento da marca colocam o Porto e o lançamento do "Porto Ponto" como um exemplo para o mundo no setor e demonstram que a marca é muito bem entendida por estrangeiros e focam os olhos do mundo nesta "nossa" cidade que já pertence ao mundo.