Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Maratona Filosófica convida a pensar e estimula o debate em três espaços
05-01-2018

Não há temas evitáveis num bom Café Filosófico. O conceito, que assiduamente leva o prazer da reflexão e do debate a estabelecimentos da cidade, tem neste sábado, 6 de janeiro, um formato especial: a 2.ª Maratona Filosófica estende-se por quase 14 horas e abrange três espaços.


Realizada pelo segundo ano, a iniciativa é "mais uma prova de resistência filosófica para quem gosta de pensar", anuncia o Clube Filosófico do Porto. Admitindo variadas temáticas, esta maratona permite, num dia só, a realização de três Cafés Filosóficos em casas já habituadas a acolher o conceito. O primeiro decorre às 10,30 horas no café-restaurante Duas de Letra; às 16,30 horas inicia-se a sessão na Livraria Flâneur; e pela noite, a partir das 21,30 horas, partilham-se opiniões no espaço Yoga sobre o Porto.

Por Café Filosófico entenda-se "um encontro de filosofia num lugar público (não necessariamente um café) onde todos podem participar numa reflexão filosófica em grupo, independentemente da sua bagagem filosófica". As reuniões, sempre de participação livre, estimulam o pensamento e a exposição de ideias. Perspetivas, argumentos e contra-argumentos são partilhados "educadamente" em torno de temas que vão desde os domínios da moral à justiça, levantando questões pertinentes sobre tudo... e sobre o nada ("O que é ser nada?" deu já o mote a uma edição).

A orientar as sessões está Tomás Magalhães Carneiro, do Clube Filosófico do Porto. Como contou ao Porto., estes Cafés acontecem desde 2008, de forma regular. Em dez anos, "fizemos já mais de 350". Neste sábado são então três, e à vez.

Explore os Cafés Filosóficos aqui.