Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Maratona do Porto é a grande aposta a nível de atletismo na cidade
15-05-2017

Marcada para 5 de novembro, a 14ª edição da EDP Maratona do Porto conta já com 5 mil inscritos, sendo 4 mil de origem estrangeira. O anúncio foi feito esta tarde na apresentação do calendário desportivo da Runporto apoiado pela EDP. A primeira das provas a realizar-se é a Corrida da Mulher, marcada para o próximo domingo, 21 de maio. 


Rui Moreira, em declarações aos jornalistas, no final da conferência de imprensa, sublinhou que o número crescente de atletas internacionais a participar na Maratona do Porto demonstra "que é uma marca que está a crescer".


Mas para o presidente da Câmara do Porto, o que "mais importa" é ver a forma como os cidadãos aderem, à prática de desporto no espaço público. "O nosso espaço público é cada vez mais é frequentado por pessoas que querem estar cá fora, conviver, umas correm, outras andam, umas convivem, outras brincam, aproveitam a cidade, aproveitam o espaço, isso é a parte fundamental", disse.


Jorge Teixeira, diretor-geral da Runporto destacou a Maratona do Porto como o grande evento de atletismo para a cidade, sendo que na 14ª edição pretendem atingir a marca das 7500 inscrições.


"Criar condições para os atletas portugueses baterem aqui [Maratona do Porto] mínimos para as competições internacionais" e "procurar novos talentos" na disciplina da maratona, são também objetivos, uma ideia também defendida pelo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira.


"Espero que consigamos, num futuro próximo, aproveitar mais do nosso talento e ter melhores resultados que nos representarão ao mais alto nível", referiu.


Quanto ao calendário apresentado, são cinco as corridas EDP: Corrida da Mulher, a 21 de maio (Porto); Corrida do Parque à Noite, a 22 de julho (Porto); Maratona do Porto, a 5 de novembro (Porto/Vila Nova de Gaia e Matosinhos); Corrida S. João de Braga, a 25 de junho (Braga) e Corrida de Espinho, a 8 de outubro (Espinho).


 

12.ª EDP Corrida da Mulher marcada para o próximo domingo


Com partida na Alameda das Antas e chegada na Avenida dos Aliados, a 12ª edição da EDP Corrida da Mulher arranca no próximo domingo, 21 de maio, às 10 horas.


A prova é exclusivamente feminina e tem uma distância de 5 quilómetros. Em 2016 bateu todos os recordes das edições anteriores e atingiu os 20 mil participantes, sendo vencida por Filomena Costa, atleta da Associação Jardim da Serra, uma presença também já confirmada na edição deste ano.  Estiveram 27 nacionalidades representadas.


Quanto às atletas de elite que vão correr na prova, destaque para a presença de Carla Salomé Rocha, fundista que participou na maratona de Praga, capital checa, a 7 de maio e obteve uma das melhores estreias de sempre por fundistas portuguesas, sendo sexta classificada com 2h27m08s, marca que é mínimo de participação nos próximos Campeonatos do Mundo de Atletismo, que terão lugar em Londres, em agosto. Daniela Cunha, do Sporting Clube de Portugal é outra das atletas confirmadas para domingo.


A prova irá angariar, uma vez mais, fundos para o IPO Porto (cancro da mama) e terá transmissão televisiva em direto na TVI24. As inscrições ainda estão abertas.