Sociedade

Maratona do Porto corre-se no próximo domingo mas já bateu o recorde de inscritos

  • Notícia

    Notícia

#fib_jq_maratona_porto_07.jpeg

Filipa Brito e João Queirós

A cidade vai vibrar durante o próximo domingo com mais de 16 mil atletas a correr a 15.ª EDP Maratona do Porto. A par da animação desportiva, este evento de dimensão internacional implica alguns constrangimentos de trânsito.

A prova, que já bateu o seu próprio recorde de inscritos, entre os quais cerca de 4 800 estrangeiros, é a única em Portugal que está homologada para a obtenção de mínimos de acesso a campeonatos europeus, mundiais e jogos olímpicos, além de que integra neste ano o Campeonato Nacional de Maratona, numa parceria com a Federação Portuguesa de Atletismo.

Com início às 9 horas junto ao Sea Life Porto, a EDP Maratona do Porto disputa-se em três vertentes: a
corrida principal, na clássica distância de 42 195 metros; a APO Family Race Corrida dos Ossos Saudáveis, com 15 km de extensão e uma vertente solidária a favor da Associação Portuguesa de Osteoporose; e a Fun Race, uma caminhada com a distância de 6 km destinada a todas as classes etárias e sem fins competitivos. 

A chegada é feita no Queimódromo, no Parque da Cidade, durante a tarde, pelo que há espetáculo ao longo de grande parte do dia. Tal traduz-se também nalguns condicionamentos de trânsito, sobretudo nas zonas mais próximas do rio e do mar, onde as provas se desenrolam, incluindo igualmente alterações da STCP com desvios de algumas das linhas de autocarros. São por isso de considerar as alternativas de transporte através do Metro do Porto e também da CP, que anunciou descontos especiais para a ocasião.

De modo a facilitar ao máximo a circulação das pessoas, estarão a funcionar duas infraestruturas de P&R - Park & Ride nos parques de estacionamento da Casa da Música e do Campo Alegre, onde se pode deixar o automóvel próprio por um custo de apenas 0,95€/12h, das 8 às 20 horas mediante validação do Andante.