Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Maratona do Porto bateu recorde
08-11-2015

15 mil pessoas participaram hoje no programa da Maratona do Porto, que foi ganha pelo queniano Gilbert Yegon Koech. O grande vencedor da 12º  edição da Maratona do Porto terminou com o tempo final de 2h14m04s. O pódio, totalmente africano, ficou completo com o também queniano Jacob Cheshari e o etíope Gemechu Worku. Paulo Gomes foi o melhor português no quinto lugar. A prova bateu o recorde nacional de atletas à chegada dos 42,195 km, com 4.558 concorrentes a terminar a prova.


A atleta queniana Brigid Kosgei confirmou o favoritismo e venceu no setor feminino, concluindo os 42,195 km do percurso com o tempo de 2h47m59s. Os restantes lugares do pódio ficaram para duas portuguesas: Joana Nunes e Rosa Madureira.

Jorge Teixeira, da RunPorto, que organiza a prova, referiu aos jornalistas que  "Esta é a única maratona registada em Portugal com o nome 'Maratona de Portugal'. Isto veio para ficar", realçando que "a Maratona do Porto tem neste momento um potencial enorme de promoção da cidade, do Norte e do país" e que "é a maratona que mais participantes estrangeiros regista em Portugal".

Quanto à decisão de deslocar, do centro do Porto para o Queimódromo, junto do Parque da Cidade, o local de partida e chegada, o responsável classificou a decisão como "uma aposta ganha".

"Estamos num espaço com muito potencial e não criamos prejuízos para as pessoas que vivem junto aos locais por onde passa a maratona. A ideia é perturbar o menos possível os residentes e garantir cada vez maiores e melhores condições", resumiu.

A 12.ª Maratona do Porto decorreu nas cidades do Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia, juntando atletas de 53 países dos cinco continentes.

Incluída no programa da Maratona do Porto, a Family Race, numa distância de 15 km, teve como grandes vencedores Rui Pedro Silva e Doroteia Peixoto.