Cultura

Maratona de Piano para ouvir na Estação de S. Bento

  • Notícia

    Notícia

Quem passar nesta segunda-feira pela Estação de São Bento, poderá desfrutar de uma maratona de piano até às 16 horas. O Porto Pianofest apresenta-se, assim, à cidade para a 4.ª edição que decorre de 1 a 9 de agosto, entre a Casa da Música, a Reitoria da Universidade do Porto e o Palácio da Bolsa.

O concerto de abertura está marcado para as 21 horas do dia 1 de agosto na Casa da Música e conta com a participação da Orquestra Jazz de Matosinhos e com o pianista João Paulo Esteves da Silva.

O festival internacional de piano divide-se em dois segmentos: os concertos e recitais, dirigidos ao público em geral, e tocados pelos "Mestres de Piano", ou seja, pianistas já consagrados, e pelos "Jovens Talentos", pianistas promissores que merecem um palco para se apresentar.

Há, ainda, masterclasses e conferências, pensadas para os jovens estudantes de música, com o objetivo de poderem ouvir e aprender com nomes consagrados como Pedro Burmester, Judith Jauregui (pianista espanhola) e Oscar Colomina i Bosch (compositor/maestro, diretor da Menuhin School em Londres).

Do cartaz deste ano, destaque para o espanhol José Ramón Mendez (Northwestern University, Chicago), a estadunidense Mariel Mayz (Hunter College, NY), Nuno Marques (pianista, diretor PPF) e a pianista revelação do momento, Judith Jáuregui.

O Porto Pianofest é dirigido pelo pianista português radicado em Nova Iorque, Nuno Marques, e conta com a coprodução da Câmara do Porto.

+ Info e bilhetes: Porto Pianofest