Sociedade

Maratona com romance infantil de Aquilino Ribeiro vai assinalar o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta

  • Notícia

    Notícia

#mno#fib#jq_resumo_feira_do_livro_07.jpg

Porto.

O Dia Mundial da Leitura em Voz Alta é assinalado na Biblioteca Municipal Almeida Garrett já no próximo sábado, dia 1, com uma maratona de leitura do livro "Romance da Raposa", de Aquilino Ribeiro.

A sessão, de acesso livre e sem inscrição, associa-se assim ao Dia Mundial da Leitura em Voz Alta ("World Read Aloud Day"), celebrado a 5 de fevereiro pela LitWorld, uma Organização Não Governamental que tem como objetivo permitir aos jovens de todo o mundo um maior contacto com a leitura, a escrita e a narrativa. Nesta data, a nível global, chama-se a atenção para a importância de ler em voz alta e de partilhar histórias.

As Bibliotecas Municipais do Porto colaboram com a iniciativa convidando 24 leitores de várias idades a lerem em voz alta os 12 capítulos do "Romance da Raposa" de Aquilino Ribeiro, entre as 13,30 e as 18 horas, em vários espaços da Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG).

O livro de Aquilino, dedicado ao seu filho e publicado em 1924, tornou-se um clássico da literatura infantil e juvenil apreciado por sucessivas gerações, tendo sido adaptado pela RTP numa série infantil animada, em 1988, cujo divertido genérico pode recordar seguindo esta ligação.

A maratona de leitura do texto integral do livro, no sábado na BMAG, tem como pano de fundo a exposição ali patente com ilustrações originais de Benjamin Rabier, o ilustrador francês que imortalizou as imagens da salta-pocinhas, raposeta fagueira, matreira e lambisqueira, e dos seus companheiros de aventuras criados por Aquilino Ribeiro.

A sessão termina com uma visita guiada à exposição com a Professora Ana Margarida Ramos, investigadora de literatura para a infância e juventude, e com o Professor Aquilino Machado, geógrafo, investigador e neto do escritor.