Sociedade

Mais de mil seniores já participaram nas visitas do programa O Porto é Lindo

  • Notícia

    Notícia

#fib_O_Porto_e_Lindo_07.jpg

Filipa Brito

Iniciou-se em janeiro, com a visita aos Paços do Concelho, e encerrou em julho, no Museu e Estádio do Dragão, a primeira fase do programa municipal O Porto é Lindo! Roteiros Turísticos +65. Lançada este ano, a iniciativa proporcionou já a mais de mil seniores da cidade diversas experiências, sempre gratuitas, de enriquecimento cultural, socialização e valorização dos tempos livres. Regressa em setembro. 

Com caráter semanal, às quartas-feiras, esta primeira fase, que decorreu entre janeiro e julho, somou 27 visitas e contou com a inscrição de mais de um milhar de idosos que escolheram visitar locais como o edifício dos Paços do Concelho, o Conjunto Arquitetónico dos Clérigos, o Sea Life, o Museu do FCPorto e o Estádio do Dragão.

No arranque deste projeto a participação foi realizada apenas através das instituições particulares de solidariedade social (IPSS) da cidade e posteriormente alargada aos cidadãos seniores em geral, residentes no Porto, que uma vez por mês passaram a usufruir destas visitas.

Com a intenção de valorizar o património - material, imaterial, religioso, paisagístico e ambiental, propõem-se quatro percursos temáticos: Igrejas com história e com estórias, Equipamentos históricos, monumentais, patrimoniais e culturais, Novos equipamentos marcantes na cidade, e Equipamentos paisagísticos e ambientais.

Para além dos espaços já mencionados, muitos outros equipamentos compõem os percursos definidos, como o Palácio da Bolsa, a Casa do Infante, o Museu do Carro Elétrico da Cidade do Porto, a Biblioteca Pública Municipal do Porto, a Sé Catedral do Porto, o conjunto formado pelas Igrejas dos Carmelitas Descalços e da Venerável Ordem Terceira de Nª Sra. do Carmo, a Casa da Música, o Planetário do Porto, o Pavilhão da Água, o World Of Discoveries, os jardins do Palácio de Cristal, os jardins e quinta de Serralves, e a Casa Andresen - Jardim Botânico do Porto.

O programa volta em setembro reforçado. Continuará a ser às quartas-feiras, mas dada a elevada adesão, as visitas passam a realizar-se também durante a manhã. A participação é realizada através das IPSS da cidade, sendo que a Câmara do Porto, assegura, nestas situações, o transporte.