Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Câmara recebeu mais de 300 ideias em resposta ao "Desafios Porto"
20-08-2015

Os portuenses responderam com entusiasmo ao apelo lançado pela Câmara do Porto e apresentaram mais de 300 desafios que a cidade enfrenta e que querem ver resolvidos. Com o "Desafios Porto", a autarquia pretende dotar a cidade de soluções tecnológicas que vão de encontro aos anseios da população visando, realmente, resolver problemas e financiar soluções concretas.

 

"Sabia que projeções estimam que Portugal poderá tornar-se em 2050 o segundo país mais envelhecido do mundo, a seguir ao Japão. Que desafios irá enfrentar o Porto? Sabia que a quantidade de resíduos reciclados tem aumentado em 2015 quando comparado com 2014. Mas será suficiente?" 

 

Estas foram algumas das questões que levaram a autarquia a lançar o "Desafios Porto", um projeto com o apoio de quatro parceiros empresariais - CEIIA, NOS, EDP e Ernst & Young - que pretende, numa primeira fase, convidar todos os cidadãos a identificar os desafios vividos pela cidade do Porto que podem ser resolvidos de forma eficaz através do uso da tecnologia.

 

Em declarações ao jornal Público, Filipe Araújo, Vereador da Inovação e do Ambiente, diz-se "contente com esta primeira fase" do "Desafios Porto" e que, apesar de esta iniciativa ainda estar a meio, acredita que para o ano poderá existir uma nova edição, já que "apareceram desafios muito interessantes e que nos escapavam, por mais que vivamos a cidade".

 

Os desafios propostos vão ser selecionados por um júri, composto por elementos da Câmara do Porto, por parceiros da iniciativa e por especialistas independentes, de acordo com os seguintes critérios: Inovação, Impacto na Cidade, Possibilidade de Replicação, Potenciar o desenvolvimento do ecossistema de inovação da cidade do Porto.

Serão selecionados até quatro desafios por cada uma das seguintes categorias: Saúde e Bem-estar, Energia, Mobilidade e Ambiente, Cidade Digital.

 

Desde 1 de agosto (data em que encerraram as candidaturas) e até 1 de setembro, serão analisadas as mais de 300 propostas recebidas. O processo passa depois pela selecção de quatro ideias dentro de cada uma das quatro áreas temáticas de problemas (acima descritos) e as Startup e empresas tecnológicas interessadas poderão apresentar, até 15 de outubro, a solução que propõem para um ou mais dos problemas seleccionados.

 

A 16 de novembro deverão ser anunciados os quatro projetos vencedores que receberão 250 mil euros de apoio para se tornarem realidade. Cada solução/área de intervenção irá ser financiada até 50 mil euros, aos quais se junta um apoio de consultadoria, até 12.500 euros por projeto, prestado pela Ernst & Young.

 

Esta interligação entre desafios e soluções pretende dar um forte impulso ao desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo da cidade e promover uma ligação forte entre os cidadãos, convidados a apresentar desafios. 

 

Para Rui Moreira, "o 'Desafios Porto' é uma iniciativa inovadora, pois promove a ligação entre os portuenses e o sistema de inovação e empreendedorismo da cidade, contribuindo para a transformação económica que tanto ambiciona para o Porto. É importante traduzir toda essa energia em volta do tema em exemplos claros para todos", afirma, lembrando que "contrariamente aos concursos de ideias na área da inovação que apenas atribuem prémios pecuniários, este projeto visa realmente resolver problemas e põe grandes empresas a financiar soluções concretas".

 

Filipe Araújo refere ainda que "é esperado que o 'Desafios Porto' permita que exemplos de empresas que já se encontram a trabalhar na cidade e, a dar resposta a desafios apresentados pela Câmara Municipal e pela Universidade, possam agora ser seguidos por outras empresas respondendo a desafios que todos os portuenses podem a partir de hoje apresentar."

 

Numa segunda fase, o "Desafios Porto" irá promover o desenvolvimento de soluções tecnológicas que dão a resposta mais inovadora e escalável aos desafios selecionados convidando todos os empreendedores. Esta simbiose entre desafios e soluções resultará num forte impulso ao desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo da cidade.

 

Para mais informações acerca deste projeto, consulte www.desafiosporto.pt.