Sociedade

Mais de 2,5 milhões de dispositivos já se ligaram à rede wi-fi pública do Porto

  • Notícia

    Notícia

#fib_telemovel.jpg

Filipa Brito

O Município do Porto está a trabalhar na consolidação e expansão da infraestrutura de comunicações pública. A rede wi-fi Porto Digital já registou mais de 2,5 milhões de dispositivos ligados, desde 2018, e a rede de fibra ótica ultrapassa os 4.000 quilómetros, sendo caso único no país. Mesmo a nível europeu, poucas cidades comparam com esta estrutura.

Atualmente, estão ligados à rede pública de fibra ótica do Porto mais de 220 edifícios, na sua maioria municipais e escolas (120), edifícios da Universidade (59), centros de saúde (14) e outras instituições, além de mais de 6.000 habitações em 15 bairros sociais. Somam-se também sensores, semáforos e uma série de infraestruturas urbanas já apetrechadas com este sistema digital.

Uma coisa é certa: os números não vão ficar por aqui. A inovação na cidade é evolutiva e também neste capítulo a convicção municipal é de que o crescimento deve ser continuado e sustentado.

Todo este trabalho é desenvolvido pela Associação Porto Digital, constituída pelo Município (que detém a posição maioritária), Universidade do Porto e Metro do Porto.  

O vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, responsável pelo Pelouro da Inovação e Ambiente, destaca os resultados recentes de um estudo de satisfação e melhoria da rede pública wi-fi, em que participaram cerca de 83 mil utilizadores. "Só no ano que fechou tivemos 1,5 milhões de dispositivos diferentes demonstra que se ligaram à nossa rede", que está presente em vários pontos da cidade, incluindo parques, jardins e praias, e ainda disponível através da rede Eduroam, a maior a nível mundial utilizada no meio académico.

Neste caso específico, só no ano transato, ligaram-se no Porto mais de 180 mil estudantes para aceder a cerca de 3.400 instituições do ensino superior.

Rede Porto Digital vai passar a chamar-se Porto. Free Wi-Fi

Numa lógica de aproximação à cidade, brevemente a rede pública de wi-fi Porto Digital passará a assumir a designação Porto. Free Wi-Fi, acompanhando esta mudança uma plataforma de comunicação com os cidadãos em visitantes bilingue (em português e inglês), onde entre outras notícias, haverá informação sobre os eventos a decorrer na cidade.

Nesta nova atitude face à inovação e digitalização, o Município investiu ainda na renovação do data center (centro de processamento de dados) da cidade, considerando que mais de 50% das infraestruturas existentes não possuíam as características mínimas exigidas e a grande maioria falhava nas questões de segurança e proteção.